Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos dos tratamentos com os ácidos oleico ou linoleico in vitro e in vivo sobre a produção de mediadores inflamatórios por macrófagos.

Texto completo
Autor(es):
Juliana Magdalon
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Rui Curi; Thais Martins de Lima Salgado; Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni
Orientador: Rui Curi
Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos dos tratamentos com os ácidos oleico ou linoleico sobre a produção de mediadores inflamatórios por macrófagos, comparando o tratamento in vivo com o in vitro. Foram utilizados macrófagos residentes coletados a partir de lavagem peritoneal de ratos. Para os experimentos com tratamento in vitro, as células foram tratadas com 25 <font face=\"Symbol\">mM, 50 <font face=\"Symbol\">mM e 100 <font face=\"Symbol\">mM dos ácidos graxos. Para aqueles com tratamento in vivo, os animais foram suplementados por 10 dias com 0,15 g/kg de peso corporal de água (controle), ácidos oleico ou linoleico puros. Os ácidos graxos não foram tóxicos nas doses utilizadas de acordo com a quantificação de DNA fragmentado e ensaio de MTT. No geral, o tratamento in vitro com os ácidos oleico ou linoleico reduziu a produção de ROS, nitrito e TNF-<font face=\"Symbol\">a e aumentou a produção de IL-6, CINC-2<font face=\"Symbol\">a<font face=\"Symbol\">b e VEGF. O tratamento in vivo com os mesmos ácidos graxos reduziu a produção de TNF-<font face=\"Symbol\">a, IL-1<font face=\"Symbol\">b, IL-6, CINC-2<font face=\"Symbol\">a<font face=\"Symbol\">b e VEGF. Assim, o presente estudo sugere que os ácidos oleico e linoleico podem ser usados como agentes terapêuticos. (AU)

Processo FAPESP: 09/03488-9 - Efeito dos ácidos oléico, linoléico e palmítico na proliferação celular e expressão de a-enolase e FBP (FAR upstream element-binding protein) em fibroblastos murinos: possível aplicação no processo de cicatrização
Beneficiário:Juliana Magdalon
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado