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A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat

Texto completo
Autor(es):
Suzi Marques Saptti Cavalari
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2014-06-11. , ilustrações.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Ana Mariza Benedetti
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Linguística
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos Athena; C@thedra - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESP
Localização: Universidade Estadual Paulista. Campus de São José do Rio Preto. Biblioteca do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas; t420-07; C376a
Resumo

Esta investigação se caracteriza como um estudo de caso que trata do processo autoavaliativo em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem à distância (teletandem). De forma mais específica, investiga-se a auto-avaliação em relação às peculiaridades da comunicação no ambiente chat, que promove uma linguagem bastante específica no que tange às relações entre a língua falada e a língua escrita. Partindo desse pressuposto, o estudo envolve a caracterização (i) da linguagem do chat no teletandem e (ii) dos objetivos de aprendizagem e dos critérios e parâmetros de avaliação sob a perspectiva de uma brasileira, aprendiz de inglês como língua estrangeira, formanda em um curso de Licenciatura em Letras. Em acordo com uma pesquisa qualitativa de base etnográfica, os dados foram gerados por meio de questionário, entrevista, registros de (i) interações via chat, (ii) reuniões de mediação e (iii) e-mails, e confecção de diários reflexivos. A análise dos dados mostrou que a linguagem do chat apresenta características específicas no ambiente TTD e refletem a posição enunciativa em que a participante brasileira se coloca. Tais características têm implicações para o processo auto-avaliativo, uma vez que o registro escrito favorece a revisão lingüística com foco na forma. Observou-se que a alternância entre línguas e, consequentemente, entre os papéis desempenhados pelos participantes motivaram a brasileira a estabelecer metas, tanto sob a perspectiva de sua formação, quanto de sua aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Nesse sentido, notou-se que a participante estabelece parâmetros altos para a avaliação do próprio desempenho, além de critérios afetivos, lingüístico-comunicativos e com base na presença ou ausência de feedback para avaliar sua atuação no teletandem. (AU)

Processo FAPESP: 07/01637-1 - A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat
Beneficiário:Suzi Marques Spatti Cavalari
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado