Busca avançada
Ano de início
Entree


Uma contribuição ao processo de desenvolvimento e modelagem de módulos educacionais

Texto completo
Autor(es):
Ellen Francine Barbosa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
José Carlos Maldonado; Ricardo de Almeida Falbo; Carmen Lúcia Lodi Maidantchik; Maria da Graça Campos Pimentel; Ivan Luiz Marques Ricarte
Orientador: José Carlos Maldonado
Resumo

Várias pesquisas têm sido conduzidas no contexto de ensino e treinamento, sendo o desenvolvimento de módulos educacionais uma das atividades relevantes investigada. Neste trabalho são discutidos e estabelecidos mecanismos de apoio à atividade de modelagem de conteúdos e ao processo de desenvolvimento de tais módulos. Requisitos e perspectivas para a modelagem conceitual, instrucional e didática são identificadas. Uma abordagem integrada (AIM-CID) envolvendo diferentes aspectos associados à modelagem de conteúdos também é proposta. No nível conceitual, mapas conceituais estendidos são utilizados. No nível instrucional, é estabelecido o modelo HMBS/Instrucional. No nível didático, propõe-se o modelo HMBS/Didático. Quanto ao processo de desenvolvimento, atividades e tarefas sistemáticas são estabelecidas no contexto de um processo padrão para a elaboração de módulos educacionais. Investigam-se ainda aspectos associados às atividades de especialização e instanciação do processo padrão definido. Um modelo de maturidade de processos - CMM/Educacional - é proposto. Além disso, uma instância do processo padrão definido é aplicada no desenvolvimento de um módulo educacional no domínio de Teste de Software (AU)

Processo FAPESP: 98/16490-5 - Educação, treinamento e avaliação no contexto de teste e validação de software
Beneficiário:Ellen Francine Barbosa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado