Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação, treinamento e avaliação no contexto de teste e validação de software

Processo: 98/16490-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1999
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Jose Carlos Maldonado
Beneficiário:Ellen Francine Barbosa
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Validação de programas de computador

Resumo

Este trabalho insere-se dentro do contexto do Projeto SAPIENS (Processo FAPESP 97/12807 - aprovado), que tem como principal objetivo especificar e implementar um ambiente computacional para o apoio à aprendizagem, explorando o domínio de teste de software. Nas últimas décadas identificam-se vários esforços de pesquisa em teste de software, no entanto, sua utilização em ambientes reais de desenvolvimento ainda é incipiente, principalmente no contexto brasileiro. Nesse cenário, o presente trabalho visa a estabelecer um ambiente de educação, treinamento e avaliação que possa ser utilizado nos contextos acadêmico e industrial, fornecendo meios para a capacitação de pessoal tanto em conceitos de teste já consolidados em alguns setores da indústria quanto em tecnologias emergentes, bem como desenvolver material didático que facilite o ensino/aprendizagem desses conceitos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Ellen Francine. Uma contribuição ao processo de desenvolvimento e modelagem de módulos educacionais. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.