Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação, treinamento e avaliação no contexto de teste e validação de software

Processo: 98/16490-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Jose Carlos Maldonado
Beneficiário:Ellen Francine Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Validação de programas de computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacitacao Tecnologica | Ensino E Aprendizagem | Ferramentas De Teste | Teste De Software | Trasnferencia Tecnologia

Resumo

Este trabalho insere-se dentro do contexto do Projeto SAPIENS (Processo FAPESP 97/12807 - aprovado), que tem como principal objetivo especificar e implementar um ambiente computacional para o apoio à aprendizagem, explorando o domínio de teste de software. Nas últimas décadas identificam-se vários esforços de pesquisa em teste de software, no entanto, sua utilização em ambientes reais de desenvolvimento ainda é incipiente, principalmente no contexto brasileiro. Nesse cenário, o presente trabalho visa a estabelecer um ambiente de educação, treinamento e avaliação que possa ser utilizado nos contextos acadêmico e industrial, fornecendo meios para a capacitação de pessoal tanto em conceitos de teste já consolidados em alguns setores da indústria quanto em tecnologias emergentes, bem como desenvolver material didático que facilite o ensino/aprendizagem desses conceitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Ellen Francine. Uma contribuição ao processo de desenvolvimento e modelagem de módulos educacionais. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.