Busca avançada
Ano de início
Entree


Intento sensu et vigilanti mente: esboço de uma problemática histórica do som no Ocidente medieval

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Henrik Aubert
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Hilario Franco Junior; Mário Jorge da Motta Bastos; Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses
Orientador: Hilario Franco Junior
Resumo

O presente trabalho se propõe a esboçar um referencial histórico e teórico para o estudo do som nas sociedades do Ocidente medieval. O som é entendido aqui como uma \"forma semantizada\" e, ao mesmo tempo, um \"conteúdo enformado\", perspectiva que busca pôr em relevo a dialética entre objetivo e subjetivo (que, concretamente existem apenas como processos relacionados de objetivação do subjetivo e subjetivação do objetivo), dialética inerente à existência social de qualquer \"objeto\" e da própria sociedade. A dissertação se compõe de três partes: (1) na primeira parte, enfocamos privilegiadamente a semantização da forma sonora, buscando desvendar as transformações históricas nas modalidades de circunscrição do som pelo pensamento; (2) na segunda parte, tomamos, dialeticamente, a direção contrária e privilegiamos o exame da enformação sonora do conteúdo, investigando mais especificamente a evolução da forma sonora da liturgia latina; (3) por fim, na terceira parte, propomos um estudo de caso que busca apreender, na temporalidade de sua efetivação, a dinâmica entre os processos de semantização da forma sonora e de enformação sonora do conteúdo. (AU)

Processo FAPESP: 05/51800-0 - A ordenacao sonora do mundo: o imaginario medieval do som nos "tratados" de ars musica (seculos ix-xii).
Beneficiário:Eduardo Henrik Aubert
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado