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Fundação de São Paulo, de Oscar Pereira da Silva: trajetórias de uma imagem urbana

Texto completo
Autor(es):
Michelli Cristine Scapol Monteiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo César Garcez Marins; Ana Lucia Duarte Lanna; John Manuel Monteiro
Orientador: Paulo César Garcez Marins
Resumo

Esta dissertação tem por tema o estudo do circuito social de uma pintura histórica voltada à representação urbana. Trata-se da tela Fundação de São Paulo, concluída pelo pintor brasileiro Oscar Pereira da Silva em 1907, e pertencente ao acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Produzida em um momento em que o sucesso político e econômico das elites dirigentes paulistas era associado à construção de um passado heróico para a capitania de São Vicente e de São Paulo, esta pintura integra-se ao processo de produção de representações iconográficas que tinham por intenção oferecer uma narrativa visual sobre esse passado. Sua musealização permitiu um contínuo processo de apropriação social, que permitiu integrá-la ao imaginário paulistano e paulista. Percorrer o circuito desta pintura (composto por sua concepção/realização, exposição, fortuna crítica,aquisição, musealização e reprodução) é o objetivo deste trabalho, tendo em vista que a obra é um dos principais suportes da representação de momentos fundadores de espaços urbanos produzidos no Brasil republicano e peça fundamental no corpus de imagens que embasaram um imaginário nacional, paulista e paulistano. (AU)

Processo FAPESP: 10/02865-0 - Fundação da Cidade de São Paulo, de Oscar Pereira da Silva: dimensões da representação urbana no trânsito de uma pintura histórica
Beneficiário:Michelli Cristine Scapol Monteiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado