Busca avançada
Ano de início
Entree


Papel das proteínas intracelulares Nod e da proteína adaptadora MyD88 na regulação de espressão de RANKL e modulação da resposta inflamatória induzidos por antígenos bacterianos in vitro : estudo em células relevantes de periodonto

Texto completo
Autor(es):
Fábio Renato Manzolli Leite
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Araraquara. 154 f.
Instituição: Universidade Estadual paulisra. Faculdade de Odontologia de Araraquara.
Data de defesa:
Membros da banca:
José Augusto Cezar Sampaio; Luis Carlos Spolidório; Luiz Carlos de Mattos; Cleni Mara Marzocchi Machado
Orientador: Carlos Rossa Junior; Joni Augusto Cirelli
Resumo

A reabsorcao do osso alveolar e uma das principais caracteristicas associadas a progressao da doenca periodontal. Apesar da enorme complexidade da microbiota envolvida, considera-se que bacterias Gram-negativas tenham um papel relevante em sua etiopatogenese. Um dos fatores de virulencia destes microrganismos e representado por um componente de sua parede externa denominado lipopolissacarideo (LPS). A presenca de LPS na proximidade dos tecidos periodontais e capaz de induzir a producao de diversos mediadores inflamatorios que levam a degradacao tanto do tecido conjuntivo quanto osseo. Atualmente acredita-se que a interacao do ligante do receptor-ativador do fator nuclear kappa-B (RANKL) com seu receptor (RANK) presente em precursores hematopoieticos e necessaria e suficiente para a inducao da diferenciacao de osteoclastos. Por outro lado, a ligacao de RANKL com seu falso-receptor, denominado osteoprotegerina (OPG), reduz sua biodisponibilidade e inibe, desta forma, a osteoclastogenese. Assim, a razao da expressao de RANKL e OPG e considerada como o principal determinante do “turnover” do tecido osseo. A producao de RANKL e OPG depende das vias de sinalizacao ativadas, as quais sao influenciadas pela natureza do estimulo extracelular. Atualmente, a familia de receptores NLRs (nod-like receptors) foi identificada como receptor intracelular para componentes bacterianos e agentes moduladores de diferentes vias de sinalizacao. Considerando a relevancia do LPS bacteriano na patogenese da doenca periodontal, o papel do RANKL no processo de reabsorcao ossea e a possivel implicacao das proteinas Nod na transducao de sinais regulando a expressao de RANKL, o objetivo geral deste projeto foi estudar os mecanismos de regulacao da expressao de RANKL induzido por LPS bacteriano em celulas relevantes do periodonto (macrofagos, osteoblastos e fibroblastos). Os objetivos especificos propostos... (AU)

Processo FAPESP: 05/04351-6 - Papel das proteínas intracelulares NOD e da proteína adaptadora MyD88 na regulação da expressão de RANKL e modulação da resposta inflamatória induzidos por antígenos bacterianos in vitro. estudo em.
Beneficiário:Fábio Renato Manzolli Leite
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado