Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito da administração da Deslorelina por 70 dias na forma de implante na dinâmica folicular, perfil endócrino e expressão de receptores endométriais de estrógeno, progesterona e ocitocina de vacas nelore (Bos taurus indicus)

Texto completo
Autor(es):
Wolff Camargo Marques Filho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 124 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.
Data de defesa:
Membros da banca:
Nereu Carlos Prestes; Sony Dimas Bicudo; Inês Cristina Giometti; Jeanne Broch Siqueira
Orientador: João Carlos Pinheiro Ferreira
Resumo

O objetivo deste foi avaliar os efeitos da utilização de implantes subcutâneos de Deslorelina (agonista de GnRH-Suprelorin®) por 70 dias sob a dinâmica folicular, secreção de FSH, LH e P4 e, a expressão gênica e proteica dos receptores endometriais de estrógeno e (E R e E R), de progesterona isoformas A e B (PABR e PBR) e de ocitocina (OTR) em vacas Nelore (Bos taurus indicus). Foi sincronizada a ovulação de 15 vacas Nelore com escore de condição corporal (ECC) 3 e, no D0 foram aleatoriamente selecionados 7 animais para serem submetidos a implantação subcutânea de Deslorelina por 70 dias. O exame ultra-sonográfico foi realizado para caracterização da dinâmica folicular e os folículos foram classicados em classes: I (< 0,4 cm), II (0,4-0,6cm) e III (> 0,6cm). Amostras de sangue foram coletadas para mensuração das concentrações plasmáticas de FSH, LH e P4. A pulsatilidade e os picos de LH foram determinados a partir de amostras sanguíneas coletadas a cada 15 minutos por 6 horas em 4 vacas escolhidas aleatoriamente nos D20 e D62. A mensuração da expressão proteica dos E R, E R, PABR e PBR no epitélio glandular e estroma uterino foram mensurados por meio da técnica da imunoistoquímica e, a expressão gênica dos E R, E R, PABR e OTR foi avaliada com auxílio da técnica de qRT-PCR, ambas... (AU)

Processo FAPESP: 08/00906-1 - AVALIAÇÃO IMUNOISTOQUÍMICA E GENÔMICA DE RECEPTORES ENDOMETRIAIS DE ESTRÓGENO (± e ²), DE PROGESTERONA (isoformas A e B) E DE OCITOCINA DE VACAS NELORE (Bos taurus indicus) EM ANESTRO INDUZIDO E EM CICLO CURTO
Beneficiário:Wolff Camargo Marques Filho
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado