Busca avançada
Ano de início
Entree


Atributos químicos do solo, estado nutricional e produtividade de soja, milho e arroz após culturas de inverno em semeadura direta

Texto completo
Autor(es):
Adolfo Valente Marcelo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Jaboticabal. 60 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Cristina Pessoa da Cruz; Carolina Fernandes
Orientador: Jose Eduardo Cora
Resumo

A rotação de culturas em sistema de semeadura direta (SSD) promove vários benefícios ao sistema, pois os resíduos das culturas, ao se decomporem, podem alterar os atributos químicos do solo e, como conseqüência, influenciarem a cultura em sucessão. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de culturas de inverno nos atributos químicos do solo, no estado nutricional e na produtividade das culturas de soja, milho e arroz, cultivadas no verão em SSD. O experimento foi realizado no município de Jaboticabal, SP, em Latossolo Vermelho eutrófico. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com três repetições no esquema em faixas. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de quatro seqüências de culturas de verão (monoculturas de milho e de soja e as rotações soja/milho e arroz/feijão/algodão) com sete culturas de inverno (milho, girassol, nabo forrageiro, milheto, guandu, sorgo e crotalária). Após o manejo das culturas de inverno e antes da semeadura das culturas de verão do ano agrícola 2006/2007, foram coletadas amostras de solo nas camadas de 0-2,5; 2,5-5,0; 5-10; 10-20 e 20-30 cm. Nas amostras de solo, foram determinados: matéria orgânica (MO), pH, P (resina), K, Ca, Mg, H+Al e calculados CTC e V. Nas culturas de verão, coletaram-se amostras foliares para a determinação das concentrações foliares de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn. A produtividade das culturas de verão foi avaliada. Foram observados no solo, maiores teores de P após nabo forrageiro e crotalária e menores teores de MO após milho, girassol e guandu no inverno. O SSD apresentou gradientes de fertilidade ao longo do perfil para todos os atributos químicos avaliados... (AU)

Processo FAPESP: 05/58922-4 - Estado nutricional e produtividade das culturas de soja e milho em diferentes esquemas de rotacao de culturas em sistema de semeadura direta.
Beneficiário:Adolfo Valente Marcelo
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado