Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise de polissacarídeos essenciais para a nodulação do feijoeiro por Rhizobium tropici cultivados em diferentes fontes de carbono

Texto completo
Autor(es):
Tereza Cristina Luque Castellane
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Jaboticabal. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Eliana Gertrudes de Macedo Lemos
Resumo

O estabelecimento da simbiose é baseado em um complexo diálogo entre o rizóbio e a planta hospedeira. Polissacarídeos de superfície de origem rizobiana aparentam ser essenciais para o processo de infecção. A composição dos EPSs das estirpes de Rhizobium tropici SEMIA 40]7 e SEMIA 4080 diferiram quantitativamente. Os quatro tipos de fontes de carbono têm efeitos diferentes na concentração da galactose e glicose, sendo maior para SEMIA 4080 cultivada em meio contendo sacarose. Mesmo a estirpe SEMIA 4080, apresentando grande quantidade de exopolissacarídeos liberado na cultura, não apresenta diferenças significativas no número de nódulos em relação às inoculações com a estirpe SEMIA 4077, sendo esta última, a que apresenta pior desempenho quanto à massa seca dos nódulos. (AU)

Processo FAPESP: 05/53170-4 - Analise de polissacarideos essenciais para a nodulacao do feijoeiro por rhizobium crescidos em diferentes fontes de carbono.
Beneficiário:Tereza Cristina Luque Castellane
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado