Busca avançada
Ano de início
Entree


Conhecimentos e práticas de professores que ensinam Matemática na infância e suas relações com ampliação do Ensino fundamental

Texto completo
Autor(es):
Klinger Teodoro Ciríaco
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 306 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Data de defesa:
Membros da banca:
Edda Curi; Maria Raquel Miotto Morelatti
Orientador: Leny Rodrigues Martins Teixeira
Resumo

Este estudo relata os resultados de uma dissertação de mestrado vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP e tem como objetivo central investigar, no processo de trabalho pedagógico de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil (pré-escola) e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ano), os condicionantes e as racionalidades que emergem de suas práticas pedagógicas pós-ampliação do Ensino Fundamental, bem como a formação docente frente a essas questões. A relevância do problema se fundamenta na Lei 11.274/2006 que determina a matrícula obrigatória da criança de seis anos no Ensino Fundamental, gerando sem dúvida, conseqüências e desafios ao trabalho pedagógico dos professores. Para tal, selecionamos duas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIFs) pertencentes à Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente (SP). Para o desenvolvimento da pesquisa optamos por uma abordagem qualitativa e pela análise de conteúdo para as categorias de análises dos dados. Inicialmente analisamos as orientações mencionadas tanto pelo Ministério da Educação (MEC), em pareceres e documentos oficiais, quanto nos Subsídios para o trabalho pedagógico com crianças em idade de 5 e 6 anos do município de Presidente Prudente (SP), que esclarecem aspectos sobre a ampliação do Ensino Fundamental no tratamento dado aos aspectos pedagógicos a serem adotados para a disciplina de Matemática. Pelo planejamento dos professores foi possível identificar os conteúdos matemáticos que são predominantes nas turmas observadas e conjecturas sobre as formas de abordagem dos mesmos. Da análise dos dados conclui-se que: (1) a formação inicial dos professores tem se mostrado... (AU)

Processo FAPESP: 09/12081-0 - ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ENTRE AS POLÍTICAS OFICIAIS E A PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM EMEIFs DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)
Beneficiário:Klinger Teodoro Ciríaco
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado