Busca avançada
Ano de início
Entree


O estado da arte da ecologia da restauração e sua relação com a restauração de ecossistemas florestais no bioma Mata Atlântica

Texto completo
Autor(es):
Renata Evangelista de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 241 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu).
Data de defesa:
Membros da banca:
Giselda Durigan; Luiz Mauro Barbosa; Luiz Fernando Duarte de Moraes; Ricardo Ribeiro Rodrigues
Orientador: Vera Lex Engel
Resumo

O presente trabalho teve como objetivos (i) Levantar e analisar as pesquisas desenvolvidas em ecologia da restauração, com foco nos pressupostos para o desenvolvimento da restauração ecológica; (ii) Analisar o estado da arte da restauração florestal no Brasil, tendo como foco principal as publicações e ações de restauração de ecossistemas florestais no Bioma Mata Atlântica. Para isso, foi realizada (i) uma investigação teórico-conceitual, análise documental e cronológica com foco na restauração ecológica e na restauração florestal no Brasil, (ii) uma análise comparativa entre o arcabouço bibliográfico existente para a Ecologia da Restauração, em diferentes regiões no mundo e as publicações e ações realizadas no Brasil; (iii) uma análise da evolução histórica da pesquisa em restauração florestal no Brasil, com foco no Bioma Mata Atlântica; (iv) o desenvolvimento de uma metodologia para análise situacional de estudos de caso (projetos e ações em restauração florestal); (v) o levantamento de indicadores de monitoramento e avaliação, para discussão sobre os atributos de ecossistemas restaurados e de características de uma boa restauração ecológica. No Capítulo I foram analisados 617 artigos e 76 textos editoriais, publicados em 14 periódicos de 1980 a 2008. Desses artigos, 26 referiram-se a pesquisas em ecossistemas florestais tropicais. Foi observado aumento crescente de artigos com o tempo, e a maioria das pesquisas se referiu a ecossistemas temperados. Uma análise dos filtros ecológicos enfocados demonstrou que, para ecossistemas tropicais, as ações de restauração estão relacionadas à regeneração natural, interações ecológicas e à manutenção de um pool de espécies mínimo para as comunidades estudadas. O Capítulo II traz uma caracterização e análise cronológica das ações de restauração na Mata Atlântica... (AU)

Processo FAPESP: 08/53183-7 - O estado da arte da ecologia da restauracao e sua relacao com a restauracao de ecossistemas florestais no bioma mata atlantica.
Beneficiário:Renata Evangelista de Oliveira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado