Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise fenotípico-funcional das células TCD4+FoxP3+ (T reguladoras) na fase aguda da infecção murina pelo Trypanosoma cruzi.

Texto completo
Autor(es):
Beatriz Villas Boas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Maria Alvarez Mosig; Alexandre Salgado Basso; Niels Olsen Saraiva Câmara
Orientador: Jose Maria Alvarez Mosig
Resumo

Utilizando animais FoxP3+GFP+, estudamos as mudanças fenotípicas em TREG esplênicas durante a fase aguda da infecção pelo clone Sylvio X10/4 de T. cruzi e avaliamos sua atividade supressora. Em relação à expressão (MFI) de diferentes marcadores pelas TREG, observamos um aumento em FoxP3, um aumento progressivo na expressão de CD25, uma pequena população CTLA-4HIGH e um aumento tardio na expressão de GITR. Além disso, observamos aumento em ICOS nos últimos dias analisados e aumento na expressão de Fas e FasL. Ainda, CD69 sofre um pequeno e persistente aumento. Com relação à atividade supressora frente à proliferação de CD4+FoxP3- e produção de IFN-<font face=\"Symbol\">g não vimos diferença entre TREG controles e com 7d-infecção. Além disso, CD4+FoxP3- respondedoras 7d-infectadas mostraram suscetibilidade similar a supressão por TREG controles e de animais com 7d de infecção. Demonstramos que durante a fase aguda da infecção por T. cruzi as TREG mantém sua atividade supressora com aumento na expressão de alguns marcadores e que CD4+ respondedoras não se tornam resistentes à supressão. (AU)

Processo FAPESP: 10/04564-8 - Análise fenotípico-funcional das células tcd4+ foxp3+ (t reguladoras) na fase aguda da infecção murina pelo trypanosoma cruzi
Beneficiário:Beatriz Villas Bôas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado