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\Plástico e contraditório rascunho\: a autorrepresentação de João Guimarães Rosa

Texto completo
Autor(es):
Mônica Fernanda Rodrigues Gama
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcos Antonio de Moraes; Maria Célia de Moraes Leonel; Claudia Consuelo Amigo Pino; Eneida Maria de Souza; Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos
Orientador: Marcos Antonio de Moraes
Resumo

Muitas vezes o leitor das narrativas de Guimarães Rosa depara-se com um narrador ou personagem que podem ser lidos como uma figuração do escritor graças à associação entre aspectos textuais (temas, personagens, narradores) e informações acerca do autor. A identificação ocorre também pelo ajuste do texto ao repertório de imagens e posturas autorais que dialogam com as escolhas da obra lida repertório também acessado pelo escritor para a construção de sua figura autoral. Esta tese discute como o escritor criou figurações autorais, procurando entender a dinâmica de vinculação entre presença autoral e campo literário, além da construção da autorrepresentação em enunciações públicas (entrevistas e depoimentos) e privadas (diários e outros manuscritos), nas quais se observa o escritor produzindo figurações de si e afirmando posturas que sugerem um modo de interpretação de seus textos. Quanto às narrativas rosianas, a análise concentra-se em textos divulgados em periódicos e posteriormente reunidos em Tutaméia Terceiras Estórias (1967), Estas Estórias (1969) e Ave, Palavra (1970). (AU)

Processo FAPESP: 09/14892-5 - A autorrepresentação de Guimarães Rosa: processo de criação e diálogo com o leitor
Beneficiário:Monica Fernanda Rodrigues Gama
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado