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Arte e verdade: ecos de um entrelaçamento

Texto completo
Autor(es):
Maria Edivania Vicente dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marilena de Souza Chaui; Isabel Maria Matos Dias Caldeira Cabral; Salma Tannus Muchail; Silvana de Souza Ramos; Franklin Leopoldo e Silva
Orientador: Marilena de Souza Chaui
Resumo

A tese versa sobre o problema da verdade em Merleau-Ponty e sua oposição à verdade como adequação, portanto, à ontologia clássica dualista e, nesta via, sobre a arte como acesso à verdade, no percurso desencadeado pelo filósofo, e o que daí decorre em relação à instituição de uma ontologia. A arte, pois, como expressão da trama do ser por dentro - não imitação, re-apresentação ou fuga e, neste sentido, testemunho e rebento de uma reversibilidade irredutível (do expresso e da expressão, do signo e do sentido, do corpo e do espírito, de mim e de outrem, da palavra e do silêncio) no que toca à experiência do ser. Traços estes que circunscrevem a verdade no crivo da abertura e da coexistência e, com isto, do inacabamento da linguagem, da ação e do pensamento, compreendida, em última instância, como coesão sem conceito e, deste modo, não adequação. Com este foco, voltamo-nos inicialmente para a reformulação do problema da verdade nos termos de uma efetiva conduta interrogativa cujo solo é a existência enquanto jogo de imanência e transcendência; em seguida, para a ontologia da obra de arte e a intersecção com a filosofia e, deste modo, para a expressão inacabada da verdade; e, por fim, para o mundo sensível e, neste sentido, para a verdade na instância pré-reflexiva. (AU)

Processo FAPESP: 09/14653-0 - Arte e verdade em M. Merleau-Ponty
Beneficiário:Maria Edivânia Vicente dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado