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SISTEMA E PROCESSO DE INTERVENÇÃO DIGITAL A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM PORTADORES DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): LAÍZA RIBEIRO SILVA, SEIJI ISOTANI, NASSIM CHAMEL ELIAS
Depositante: Universidade de São Paulo (USP)
Data do depósito: 18 de junho de 2021
Registro INPI:
BR1020210121858
IPC: A61B 5/16
Resumo

SISTEMA E PROCESSO DE INTERVENÇÃO DIGITAL A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM PORTADORES DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O autismo é um transtorno que afeta diretamente o desenvolvimento de habilidades comportamentais e intelectuais. Intervenções da Psicologia, como o Ensino por Tentativas Discretas (DTT), são usadas para promover a resposta aos estímulos por meio da repetição e reforço. No entanto, essas intervenções são dispendiosas e o tempo gasto é extenso até a consolidação dos resultados, o que compromete sua adesão e sucesso. Paralelamente, as abordagens tecnológicas trazem perspectivas promissoras


Processo FAPESP: 18/09430-1 - Alfabetização de crianças com autismo: uma abordagem tecnológica gamificada
Beneficiário:Laiza Ribeiro Silva
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado

Processo FAPESP: 18/23353-0 - Uso da gamificação e DTT para melhoria do engajamento de crianças com autismo em nível de alfabetização
Beneficiário:Laiza Ribeiro Silva
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado