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Uso da gamificação e DTT para melhoria do engajamento de crianças com autismo em nível de alfabetização

Processo: 18/23353-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 30 de novembro de 2018
Vigência (Término): 29 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Beneficiário:Laiza Ribeiro Silva
Supervisor no Exterior: Tiago Joao Vieira Guerreiro
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:18/09430-1 - Alfabetização de crianças com autismo: uma abordagem tecnológica gamificada, BP.MS
Assunto(s):Tecnologia   Informática na educação   Alfabetização   Transtorno do espectro autista   Crianças autistas

Resumo

O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento definido por comportamentos repetitivos e restritos e déficits na comunicação e na interação social, prejudicando outras áreas, como a alfabetização. No entanto, estudos que utilizam separadamente Tecnologia, Gamificação e Discrete Trial Training (DTT) têm apresentado resultados promissores no apoio ao desenvolvimento da alfabetização de crianças com autismo. Realizamos uma revisão sistemática da literatura e identificamos a falta de evidências empíricas e estudos sobre a alfabetização que utilizam esses três elementos. Para atingir essa lacuna, propomos no Projeto de Mestrado uma abordagem que relacione Tecnologia, Gamificação e DTT. No programa de estágio, pretendemos aplicar técnicas de acessibilidade e usabilidade em nossa abordagem e verificar o impacto sobre os comportamentos, a concentração e o envolvimento de crianças com autismo no contexto da alfabetização.

Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (15 total):
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Jornal Primeira Página: Projeto usa jogos virtuais para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
Revista Pará: Unir gamificação e psicologia pode ajudar aprendizagem de criança com autismo (19/Ago/2020)
Jornal da USP online: Unir gamificação e psicologia pode ajudar aprendizagem de criança com autismo (18/Ago/2020)
Mundo e Meio: Projeto apoiado pela Fapesp ajuda aprendizagem de alunos autistas (15/Ago/2020)
Revista D+: Projeto apoiado pela FAPESP auxilia aprendizagem de crianças com autismo pela gamificação (14/Ago/2020)
Apnen Nova Odessa: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (13/Ago/2020)
ADET - Associação dos Deficientes de Tabira: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (13/Ago/2020)
A Tribuna Piracicabana: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (11/Ago/2020)
Jornal Dia Dia: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
São Carlos Agora: Projeto da USP São Carlos busca melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
ABC do ABC: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
Jornal Primeira Página online: Projeto usa jogos virtuais para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
Central das Notícias: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (07/Ago/2020)
USP São Carlos: Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (06/Ago/2020)
A Cidade On (São Carlos, SP): Projeto une gamificação e psicologia para melhorar aprendizagem de crianças com autismo (06/Ago/2020)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, LAIZA RIBEIRO; DA SILVA, ALAN PEDRO; ELIAS, NASSIM CHAMEL; ISOTANI, SEIJI. Computational approaches for literacy of children with autism: a systematic mapping. INTERACTIVE LEARNING ENVIRONMENTS, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

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