Busca avançada
Ano de início
Entree

Rose Satiko Gitirana Hikiji

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora associada do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). É coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP (LISA-USP). Coordena o PAM - Pesquisas em Antropologia Musical, e é vice-coordenadora do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI-USP) e pesquisadora do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (NAPEDRA-USP). Coordena o Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP. É autora dos livros "Filmar o Musicar - Ensaios de antropologia compartilhada" (FFLCH, 2025), "Imagem-violência - Etnografia de um cinema provocador" (Terceiro Nome, 2012) e "A música e o risco" (EDUSP, 2006), co-autora de "Lá do Leste - Uma etnografia audiovisual compartilhada" (Humanitas, 2013) e co-organizadora das coletâneas "Escrituras da imagem" (EDUSP, 2004), "Imagem-conhecimento" (Papirus, 2009), "Antropologia e Performance - Ensaios Napedra" (Terceiro Nome, 2013), "Bixiga em Artes e Ofícios" (Edusp, 2014) e "A Experiência da Imagem na Etnografia" (Terceiro Nome, 2016). É editora da GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia e da JAVEM (Journal of Audiovisual Ethnomusicology). É uma das organizadoras da coleção Sexta-Feira - Antropologias, Artes e Humanidades. Dirigiu vários vídeos etnográficos, entre eles 'São Palco: cidade afropolitana" (2023), "Afro-Sampas" (2020), "Woya Hayi Mawe - Para onde vais" (2018) e "Tabuluja" (2017), co-dirigidos com Jasper Chalcraft, "Violão-canção: Uma alma brasileira" (2016, co-diretora, com Chico Saraiva), "The Eagle" (2015; co-dirigido com Alexandrine Boudreault-Fournier), "Fabrik Funk" (2015; co-dirigido com Alexandrine Boudreault-Fournier e Sylvia Caiuby Novaes), "A arte e a rua" (LISA, POLIS, 2011) e "Lá do Leste" (Etnodoc, 2010), ambos co-dirigidos com Carolina Caffé, "Cinema de quebrada" (LISA, 2008), "Pulso, um vídeo com Alessandra" (LISA, 2006) e "Microfone, Senhora" (LISA, 2004). Realizou várias pesquisas com apoio da FAPESP (desde o mestrado ao pós-doutorado). Desenvolveu entre 2016 e 2023 a pesquisa "Ser/tornar-se africano no Brasil: Fazer musical e patrimônio cultural africano em São Paulo", junto ao Projeto Temático Fapesp "O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia" (processo 2016/05318-7), no qual foi Pesquisadora Principal. Atua na linha Antropologia das formas expressivas, com ênfase em Antropologia Visual, Antropologia da Performance e Antropologia da Música. Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: cinema e violência, música em projetos de intervenção para a infância e juventude, filme etnográfico, produção audiovisual e artística na periferia, música e imigração africana. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e em Ciências Sociais pela USP (1995). Mestre (1999) e doutora (2004) em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH-USP. Realizou pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP (2004-2005). Com Bolsa de Pesquisa no Exterior Fapesp, realizou um estágio como visiting scholar junto a SOAS (School of Oriental and African Studies) da University of London em 2017 e atividades de pesquisa e docência como pesquisadora visitante na Università di Siena (Itália) em 2021 e 2022. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 26/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ação social Adolescente institucionalizado Antropologia Urbana Antropologia compartilhada Antropologia da arte Antropologia dos sentidos Antropologia visual Antropologia Arte afro-brasileira Artes Aulas COVID-19 Castanha-do-Brasil Choro (música) Ciências Humanas Ciências Sociais Aplicadas Ciganos Cinema Composição musical Compositores Comunicação Comunidade negra Consumo Corporeidade Crime Dança Diáspora Documentário cinematográfico Educação musical Eficiência Empresas Ensino Etnoficção Etnografia Etnomusicologia Eventos científicos e de divulgação Expressão corporal Ficção (gênero) Filme etnográfico Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA) Globalização Harmonia (música) História de vida Identidade Ídolos Imigração japonesa Imigração Instrumentos musicais Intercâmbio de pesquisadores Interpretação musical Jovens Linguística, Letras e Artes Livros Maracatu Marcadores sociais da diferença Marcas Medidas socioeducativas Memória cultural Menor Motivação Multimeios Música eletrônica Música folclórica Música instrumental Música popular Música Musicologia Natureza Ontologias (organização da informação) Oralidade Organização não governamental Organizações criminosas Pandemias Patrimônio cultural Patrimônio imaterial Performance (arte) Performance musical Periferia Pobreza Política Primeiro Comando da Capital (PCC) Processo criativo Programação neurolinguística Publicações de divulgação científica Relações interpessoais Repertório Ritmo (música) São Paulo (SP) Sexualidade Sincretismo religioso Teatro de rua Teoria Antropológica Teoria da Comunicação Teoria queer Violência (criminologia) Violência
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.