Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Luiza Bustamante Smolka

CV Lattes ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972). Mestre em Educação pela University of Arizona, USA (1978); Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (1987). Realizou o Pós-doutorado em Psicologia da Educação na Clark University, Mass, USA (1990), com bolsa CAPES. Concluiu a Livre Docência na FE/Unicamp (2012). Coordenou o Projeto de Incentivo à Leitura (INEP/MEC/SESU, 1983-85). Coordenou o Projeto FAPESP sobre a construção de conhecimento no contexto escolar (1992-1995), e mais recentemente coordenou um projeto Fapesp para a melhoria do Ensino Público (2009-2011). Vem desenvolvendo projetos sobre práticas escolares e práticas discursivas desde 1997, com apoio CNPq (Bolsa PQ). Realizou estágios de intercâmbio e cooperação internacional na University of Chapell Hill (1995); Washington University at Saint Louis (2003); CINVESTAV (México, 2006). Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde atua como docente e pesquisadora desde 1979. Foi diretora associada da Faculdade de Educação da Unicamp (1996-2000; 2012-2016) e Coordenadora do Programa de Pós-graduação na mesma instituição (2000-2002). Foi presidente da Society for Sociocultural Studies (SSCS,1996-2002), membro da comissão executiva da International Society for Cultural and Activity Theory (ISCAR, 2002-2008). Desde novembro de 2023 é professora aposentada, colaboradora voluntária, na Faculdade de Educação da Unicamp, onde atua nas áreas da Educação e da Psicologia, e tem realizado projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento humano, relações de ensino, práticas escolares, práticas discursivas, perspectiva histórico-cultural. Coordena o Comitê Editorial dos Cadernos CEDES desde 2012. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Abstração Acervo Alfabetização Aprendizagem Baruch Espinoza Bibliotecas Ciências Humanas Cognição Conhecimento Construção do conhecimento Construtivismo (psicologia) Contradição Crianças autistas Crianças Cultura (sociologia) Cultura Deficiência mental Democracia Desenho Desenvolvimento humano Desenvolvimento infantil Desenvolvimento Digitalização Educação especial Educação inclusiva Educação Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Ensino remoto emergencial Ensino-aprendizagem Equipamentos de laboratório Escola nova Escola pública Escolarização Escolas Escrita Formação de professores Função social da escola Fundamentos da Educação Habitus Identidade (psicologia) Imagens Imaginação Inclusão escolar Informática Infraestrutura de rede Infraestrutura Interação professor aluno Intercâmbio de pesquisadores Laboratórios Leitura Liberalismo Linguagem e cognição Linguagem Literatura infantojuvenil Literatura Manutenção (pesquisa operacional) Memória (psicologia) Métodos de ensino Modernização Neurociências Neuropsicologia Pandemias Pedagogia Pensamento Perspectiva histórico-cultural Pessoas com deficiência Planejamento pedagógico Políticas de inclusão Prática de ensino Prática social Práticas discursivas Práticas pedagógicas Práticas sociais Pré-escolar Projetos de infraestrutura Psicologia cultural-histórica Psicologia do Desenvolvimento Humano Psicologia do desenvolvimento Psicologia educacional Psicologia Recursos para a pesquisa Redes de computadores Relação aluno-escola Relação escola-família Sala de aula Semiótica das culturas Significação Significado Signo linguístico Sociolinguística Subjetividade Sujeito Tópicos Específicos de Educação Trabalho docente Transtorno autístico
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.