Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da fenomenologia da coagulacao e da floculacao de efluentes de reator anaerobio de leito expandido e de lagoa aerada.

Processo: 00/14849-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:José Roberto Campos
Beneficiário:José Roberto Campos
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Floculação  Esgotos sanitários  Coagulação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coagulacao | Esgoto Sanitario | Floculacao | Remocao De Fosforo

Resumo

Os sistemas para tratamento físico-químico de esgotos sanitários têm atraído a atenção de pesquisadores e projetistas, principalmente quando associados a processos biológicos, devido a sua aplicabilidade quando é necessário remover nutrientes eutrofizantes ou quando se deseja aumentar a eficiência de remoção de DQO, turbidez e sólidos, entre outros. Por outro lado, os fenômenos relacionados à coagulação e à floculação de esgoto são pouco conhecidos, sendo as unidades de mistura rápida e floculação de estações de tratamento de esgoto dimensionadas essencialmente com base em parâmetros de projeto empregados para água de abastecimento e na experiência dos projetistas. Este trabalho, a partir do estudo da coagulação e da floculação, em escala de laboratório, do efluente de um reator anaeróbio de leito expandido e do efluente de um reator aerado de sistema de Iodos ativados, busca desenvolver conhecimento sobre a fenomenologia da coagulação e da floculação destes efluentes com vistas à sedimentação e à flotação por ar dissolvido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HÉLIO RODRIGUES DOS SANTOS; GUSTAVO SILVA DO PRADO; CARLOS MAGNO DE SOUSA VIDAL; RODRIGO BRAGA MORUZZI; JOSÉ ROBERTO CAMPOS. Aplicabilidade das técnicas de determinação de tamanho de partículas em sistemas de tratamento de água e esgoto sanitário. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 9, n. 4, p. 291-300, . (00/15017-6, 00/07932-6, 00/14849-8)