Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos osmorregulatórios de estágios ontogenéticos selecionados de Brachyura e Caridea dulcícolas, e sua relação com a conquista da água doce

Processo: 01/00576-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:John Campbell McNamara
Beneficiário:Alessandra da Silva Augusto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brachyura | Caridea | Crustaceos | Ontogenese | Osmorregulacao

Resumo

A invasão na água doce pelos crustáceos se deve essencialmente ao processo de hiperosmorregulação, relacionado à redução da permeabilidade entre o meio externo e interno, e do transporte ativo de efetores osmóticos. Os crustáceos possuem dois mecanismos de regulação osmótica e iônica: a Regulação Anisosmótica Extracelular (RAE), responsável pela osmolalidade da hemolinfa, e a Regulação Isosmótica Intracelular (RII), responsável pelo volume e composição do meio intracelular. Neste projeto pretende-se avaliar o papel da RII e RAE em estágios ontogenéticos selecionados de representantes de dois grupos de crustáceos dulcícolas, o camarão Macrobrachium brasiliense (Caridea) e o caranguejo Dilocarcinus pagei (Brachyura). O papel da RII será avaliada através de medições dos aminoácidos livres (AAL) e grau de hidratação dos tecidos muscular, nervoso e branquial dos camarões e caranguejos adultos mantidos em meios com diferentes salinidades. Serão feitas eletroforese (SDS-Page) e dosagem total das proteínas da hemolinfa destes animais. Os AAL e o grau de hidratação também serão medidos em embriões, zoeas I e III e juvenis de M. brasiliense, bem como em embriões e juvenis de D. pagei em meios de diferentes salinidades. A RAE será avaliada através de medições da osmolalidade e concentração de sódio e cloreto da hemolinfa dos animais adultos mantidos em diferentes salinidades, bem como a osmolalidade dos juvenis das duas espécies. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AUGUSTO, ALESSANDRA; PINHEIRO, ADRIANA SILVA; GREENE, LEWIS JOEL; LAURE, HELEN JULIE; MCNAMARA, JOHN CAMPBELL. Evolutionary transition to freshwater by ancestral marine palaemonids: evidence from osmoregulation in a tide pool shrimp. AQUATIC BIOLOGY, v. 7, n. 1-2, p. 113-122, . (01/00576-2, 96/01842-8)