Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento de listeria monocytogeneses em queijo minas frescal: avaliacao de risco.

Processo: 04/05962-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Teresa Destro
Beneficiário:Maria Teresa Destro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de risco 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Risco | Listeria Monocytogeneses | Queijo Mais Frescal

Resumo

A avaliação de risco microbiológico (ARM) é uma forma sistemática para avaliar a severidade dos perigos microbiológicos e a potencialidade deles ocorrerem. A ARM é um processo com base científica baseado em dados que são necessários para identificar perigos, para avaliar o potencial de exposição e para estimar dose-resposta. Uma das formas de se obter estes dados é através da realização de estudos focados no comportamento do patógeno de interesse em um alimento específico, a fim de gerar dados relevantes sobre a exposição da população a este patógeno. A determinação da capacidade de multiplicação do patógeno frente à microbiota normal do produto é essencial, assim como informações sobre propriedades físico-químicas do alimento. Dentre os alimentos envolvidos nos surtos de listeriose, os queijos macios têm um papel de destaque. Entretanto, não se encontra na literatura dados sobre o comportamento de L. monocytogenes em queijo tipo Minas frescal, produto de grande consumo em nosso país. A ocorrência de L. monocytogenes neste tipo de alimento é bastante variável, porém, estes queijos freqüentemente apresentam elevadas populações de bactérias do grupo coliforme. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o comportamento de L. monocytogenes em queijo tipo Minas frescal, produzido com diferentes tecnologias e armazenado a diferentes temperaturas, visando estabelecer o risco deste produto na disseminação do patógeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAGON-ALEGRO, LINA CASALE; LIMA, EMILIA MARIA FRANCA; PALCICH, GABRIELA; NUNES, TATIANA PACHECO; DE SOUZA, KATIA LEANI OLIVEIRA; MARTINS, CECILIA GERALDES; NODA, PATRICIA KARY; DESTRO, MARIA TERESA; PINTO, UELINTON MANOEL. Listeria monocytogenes inhibition by lactic acid bacteria and coliforms in Brazilian fresh white cheese. Brazilian Journal of Microbiology, v. 52, n. 2, p. 847-858, . (04/10089-0, 04/05962-6, 13/07914-8)