Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de seguimento de usuarios de crack internados para tratamento: a situacao dos pacientes apos dez anos.

Processo: 04/13804-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Ronaldo Laranjeira
Beneficiário:Ronaldo Laranjeira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cocaína  Mortalidade  Cocaína crack 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cocaina | Crack | Dez Anos | Mortalidade | Qualitativo | Seguimento

Resumo

O consumo de crack e suas repercussões configuram-se como alvo de estudo do atual projeto de pesquisa. Situando-se na esteira de uma linha de investigação que privilegiou o acompanhamento de uma amostra de 131 pacientes (usuários de crack) egressos de uma instituição de internação em São Paulo, entre 1992 e 1994; esta proposta de pesquisa procura dar continuidade aos seguimentos realizados anteriormente (2 e 5 anos), agora dez anos decorridos do período selecionado para a composição da amostragem.Por meio de procedimento quantitativo será utilizado um questionário estruturado, através do qual algumas variáveis poderão ser verificadas: padrão de consumo ou abstinência do crack e de outras substâncias; envolvimento forense; escolaridade; vínculo empregatício e mortalidade.Este projeto traz em seu bojo um recorte qualitativo de maneira a abarcar construções de sentido e representações - por parte dos próprios pacientes - acerca da experiência com o crack e as estratégias desenvolvidas para sobreviverem a tai substância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRÉA COSTA DIAS; MARCELO RIBEIRO ARAÚJO; RONALDO LARANJEIRA. Evolução do consumo de crack em coorte com histórico de tratamento. Revista de Saúde Pública, v. 45, n. 5, p. 938-948, . (04/13804-1)