Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego da tecnologia MIP (molecularly imprinted polymers) na separação e pré-concentração de fármacos e toxicantes em amostras alimentares e biológicas seguido de determinação espectrofotométrica

Processo: 05/53767-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Zezzi Arruda
Beneficiário:Eduardo Costa de Figueiredo
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicologia   Cotinina   Nicotina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cotinina | Extracao Em Fase Solida | Fenotiazinas | Mip | Nicotina | Separacao

Resumo

É grande o número de substâncias usadas pelo homem para curar suas doenças ou simplesmente gerar sensações de prazer. Esse fato desperta, por parte da toxicologia, o grande interesse em quantificar tais substâncias, correlacionando os resultados com os efeitos benéficos ou prejudiciais acarretados por elas. Assim, técnicas de separação são de extrema importância, principalmente porque os analitos são determinados em amostras complexas. Nesse contexto, a tecnologia MIP (do inglês molecularly imprinted polymers) se apresenta como uma alternativa elegante decorrente da potencial seletividade atribuída à mesma. Essa tecnologia é definida como a síntese de sítios seletivos de ligação a uma molécula alvo, imitando interações presentes na natureza como a interação antígeno/anticorpo. Decorrente de seu elevado potencial de separação, técnicas de detecção com seletividade moderada, como a espectrofotometria, podem ser usadas com sucesso. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo, a quantificação espectrofotométrica de nicotina e cotinina, bem como de derivados fenotiazínicos, usando a tecnologia MIP para obtenção de seletividade (inerente à técnica MIP) e sensibilidade (por meio de pré-concentração). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, A. C. B.; FIGUEIREDO, E. C.; GRASSI, V.; ZAGATTO, E. A. G.; ARRUDA, M. A. Z.. Molecularly imprinted polymer as a solid phase extractor in flow analysis. Talanta, v. 76, n. 5, p. 988-996, . (05/59903-3, 06/07309-3, 05/53767-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIGUEIREDO, Eduardo Costa de. Emprego de polimeros de impressão molecular (MIP) na extração e pre-concentração de analitos organicos em amostras biologicas seguido de determinação espectrofotometrica. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.