Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da toxicidade e mutagenicidade de solo de landfarming, proveniente de refinaria de petroleo, antes e depois de processos que visam estimular a biodegradacao de hidrocarbonetos.

Processo: 06/52383-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Carmem Silvia Fontanetti Christofoletti
Beneficiário:Tatiana da Silva Souza
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade   Biorremediação   Petróleo   Testes de mutagenicidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biorremediacao | Landfarming | Mutagenicidade | Petroleo | Toxicidade

Resumo

A biorremediação de solos, quando comparada com processos químicos e físicos, é uma alternativa ecologicamente mais segura e eficiente para reduzir a poluição por contaminantes orgânicos. Esta tecnologia é baseada na utilização de microrganismos para transformar os poluentes em substâncias com pouca ou nenhuma toxicidade. A indústria petroquímica, preocupada com o resíduo sólido gerado durante o processo de refino, utiliza-se do sistema de biorremediação denominado landfarming, visando reduzir ou eliminar hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) de seu resíduo. Entretanto, como alguns HPAs são recalcitrantes, processos que estimulam a biodegradação dos mesmos também podem ser desenvolvidos. De modo geral, biologicamente, a eficácia dos processos de biorremediação é avaliada por meio de testes de toxicidade. Contudo, tendo-se em vista que a finalidade mais importante da remediação de solos é destruir contaminantes de ação crônica, principalmente mutágenos e carcinógenos, é objetivo do presente trabalho investigar a eficiência da biorremediação do solo de landfarming (proveniente de uma refinaria de petróleo) e de processos que visam estimular a biodegradação de hidrocarbonetos, por meio de testes de toxicidade e também de mutagenicidade utilizando os sistemas-teste Rinochricus padbergi (Diplopoda) e Allium cepa (cebola). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, TATIANA DA SILVA; HENCKLEIN, FABIANA APARECIDA; DE ANGELIS, DEJANIRA DE FRANCESCHI; FONTANETTI, CARMEM SILVIA. Clastogenicity of landfarming soil treated with sugar cane vinasse. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 185, n. 2, p. 1627-1636, . (06/52383-7)
SOUZA, TATIANA DA SILVA; CHRISTOFOLETTI, CINTYA APARECIDA; BOZZATTO, VLAMIR; FONTANETTI, CARMEM SILVIA. The use of diplopods in soil ecotoxicology - A review. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 103, p. 68-73, . (06/52383-7, 09/50578-3)
SOUZA, TATIANA DA SILVA; DE ANGELIS, DEJANIRA DE FRANCESCHI; FONTANETTI, CARMEM SILVIA. Histological and Histochemical Analysis of the Fat Body of Rhinocricus padbergi (Diplopoda) Exposed to Contaminated Industrial Soil. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 221, n. 1-4, p. 235-244, . (06/52383-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Tatiana da Silva. Análise da toxicidade e da mutagenicidade de um solo de landfarming, proveniente de um refinaria de petróleo, antes e depois de processos que visam estimular a biodegradação de hidrocarbonetos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.