Busca avançada
Ano de início
Entree

O impacto das megacidades na qualidade do ar em escala local e regional: os casos das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro

Processo: 06/59546-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 21 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Edmilson Dias de Freitas
Beneficiário:Vanessa Silveira Barreto Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dispersão de poluentes   Ozônio   Qualidade do ar   Modelos atmosféricos   Monitoramento do ar   São Paulo (SP)   Rio de Janeiro (RJ)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dispersao De Poluentes | Ozonio | Qualidade Do Ar | Rmrj | Rmsp | Spm Brams

Resumo

O presente projeto de pesquisa de doutorado tem como objetivo avaliar a distribuição das concentrações de ozônio em duas das maiores áreas urbanas do país: As Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O estudo será realizado através da modelagem numérica com o uso do modelo BRAMS, enfocando o impacto das diferentes características da topografia, das circulações locais e das emissões sobre o processo de dispersão de poluentes. O BRAMS é um modelo atmosférico de área limitada que contém um módulo fotoquímico simplificado que, além da distribuição das concentrações de ozônio, fornece informações sobre vários poluentes importantes para a definição da qualidade do ar, tais como o CO, PM10, SO2, NOx, entre outros. Possui também parametrizações importantes para o objeto de estudo deste projeto, dentre as quais podemos citar: uma parametrização adequada ao tratamento de áreas urbanas e; uma parametrização de radiação que contempla o efeito de aerossóis. Para o processo de validação serão utilizadas informações provenientes do monitoramento das concentrações de ozônio e de seus precursores, obtidos pela redes operacionais da CETESB e da FEEMA. O intuito deste projeto é promover a identificação dos fatores que levam à ocorrência de violações ao padrão de qualidade do ar para o ozônio, comparando a influência destes em ambas as regiões. Esses fatores envolvem as circulações locais e as características das fontes emissoras, distintas em cada uma das áreas urbanas de interesse. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO CARVALHO, VANESSA SILVEIRA; FREITAS, EDMILSON DIAS; MARTINS, LEILA DROPRINCHINSKI; MARTINS, JORGE ALBERTO; MAZZOLI, CAROLINE ROSARIO; ANDRADE, MARIA DE FATIMA. Air quality status and trends over the Metropolitan Area of Sao Paulo, Brazil as a result of emission control policies. ENVIRONMENTAL SCIENCE & POLICY, v. 47, p. 68-79, . (06/59546-9)