Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteracoes na prostata ventral de ratos induzidas pelo diabetes experimental em curto prazo.

Processo: 07/04252-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Rejane Maira Góes
Beneficiário:Marina Guimarães Gobbo
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular   Diabetes mellitus   Próstata   Reprodução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:célula muscular lisa | diabetes | matriz extracelular | Próstata | Biologia da Reprodução

Resumo

O diabetes é uma doença que afeta o metabolismo de carboidratos, causada pela produção ineficiente de insulina pelas células- pancreáticas ou pela resistência a ação da insulina nos tecidos. A hiperglicemia e/ou carência de insulina promovem efeitos deletérios no sistema reprodutor masculino, pois altera o eixo hipófise-gonadal, diminuindo os níveis de testosterona. A manutenção da estrutura e homeostasia prostática é dependente da ação direta de andrógenos e de complexas interações parácrinas entre epitélio e estroma. Alterações morfológicas nas células musculares lisas (CML) sugerem a esse tipo celular um papel fundamental e inibitório nas interações epitélio-estroma, em situações de carência androgênica, tais como castração e diabetes. No caso do diabetes, apesar da importância da testosterona, não se pode descartar o possível efeito da ausência de insulina no tecido, já que esse hormônio é importante no funcionamento tecidual e a próstata expressa quantidade significativa de seus receptores. Com base nas considerações acima, o objetivo desse trabalho é analisar os efeitos gerais, em curto prazo, do diabetes na próstata ventral de ratos, buscando entender como o tratamento com a insulina interfere na sua ação deletéria na glândula. Além disso, busca-se estudar as alterações morfológicas nas CML nessa doença e as possíveis implicações de tais alterações com a expressão de marcador específico para seu estado diferenciado contrátil, a proteína “smoothelin”. Serão utilizados ratos machos Wistar adultos (n=50) aleatoriamente divididos em grupo controle e experimental. Os animais do último grupo serão injetados na veia caudal com dose única de aloxana (Dioxiuracil monohidrato) 40mg/Kg peso corporal, para indução do diabetes, enquanto os do grupo controle serão tratados apenas com o veículo farmacológico. A glicemia será testada diariamente e considerados diabéticos somente os animais com níveis acima de 200 mg/dl. No dia seguinte à detecção do diabetes, parte dos animais diabéticos receberá doses diárias de 3UI de insulina. Os animais diabéticos tratados ou não com insulina serão sacrificados 1 semana após a detecção do diabetes e os controle serão sacrificados com a média de idade verificada para o grupo diabético. A próstata ventral será removida, pesada e os fragmentos processados para inclusão em parafina, historresina e para análise em microscopia eletrônica de transmissão. Dosagens séricas de testosterona serão efetuadas. As CML serão identificadas com o uso de imunocitoquímica em cortes de parafina com o anticorpo primário anti-“smoothelin” de camundongo e revelação pelo sistema avidina-biotina. As frações volumétricas do epitélio, lúmen, CML e demais componentes estromais serão estimadas com base no sistema de contagem de pontos de Weibel. Os dados quantitativos serão avaliados estatisticamente através de teste one-Way ANOVA e Tukey.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOBBO, MARINA GUIMARAES; TABOGA, SEBASTIAO ROBERTO; RIBEIRO, DANIELE LISBOA; GOES, REJANE MAIRA. Short-term stromal alterations in the rat ventral prostate following alloxan-induced diabetes and the influence of insulin replacement. Micron, v. 43, n. 2-3, p. 326-333, . (08/00542-0, 06/07008-3, 07/04252-3)