Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da semeadura direta de especies arboreas nativas para recuperacao de areas degradadas na usina sao joao, araras, sp.

Processo: 07/50465-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Ingo Isernhagen
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Semeadura direta
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Especies Florestais | Grupos Ecologicos | Semeadura Direta | Sucessao Florestal

Resumo

Considerando à necessidade de incrementar as metodologias de recuperação de áreas degradadas, o presente projeto parte da hipótese de que é possível utilizar a semeadura direta de espécies arbóreas nativas como forma de recuperação inicial de áreas agrícolas sem vegetação, bem como para o posterior enriquecimento florístico dessas. O experimento será realizado na Usina São João, em Araras, SP (22°25'S e 47°19'W). Inicialmente serão semeadas espécies de rápido crescimento e cobertura, com 6 tratamentos: 3 densidades diferentes de sementes por metro linear x 2 condições diferentes de disponibilidade hídrica no substrato (com e sem o uso do superabsorvente Luquasorb 1280®. Ao total serão feitas 8 repetições em esquema fatorial (3x2), totalizando 48 parcelas de 20Qm2 (10x10m, com 2m de espaçamento entre as linhas) distribuídas em blocos casualizados (área total de 0,96ha (9.600m2)). Em dezembro de 2007 serão realizadas semeaduras nas entrelinhas do experimento inicial, visando ao enriquecimento da área e utilizando os mesmos tratamentos. Serão avaliadas a emergência, mortalidade, densidade e o crescimento das plantas (altura e cobertura de copa). Os monitoramentos serão quinzenais' nos três primeiros meses após a implantação dos dois experimentos, e posteriormente trimestrais. Com esse projeto busca-se propor um modelo de recuperação ambiental que alie a eficiência no restabelecimento das funções ecológicas das comunidades florestais e à redução de custos dessa atividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELI, PAULA; ISERNHAGEN, INGO; BRANCALION, PEDRO H. S.; ISERNHAGEN, ELAINE C. C.; BEHLING, MAUREL; RODRIGUES, RICARDO R.. Optimizing seeding density of fast-growing native trees for restoring the Brazilian Atlantic Forest. RESTORATION ECOLOGY, v. 26, n. 2, p. 212-219, . (16/00052-9, 07/50465-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ISERNHAGEN, Ingo. Uso de semeadura direta de espécies arbóreas nativas para restauração florestal de áreas agrícolas, sudeste do Brasil. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.