Busca avançada
Ano de início
Entree

Antibioticos na bacia do rio atibaia: avaliacao da presenca e do comportamento desses compostos em aguas naturais.

Processo: 07/52078-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Wilson de Figueiredo Jardim
Beneficiário:Wilson de Figueiredo Jardim
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Rio Atibaia  Água natural  Fotodegradação  Antibióticos  Saneamento básico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aguas Naturais | Antibioticos | Fotodegradacao | Rio Atibaia | Saneamento Basico

Resumo

Este projeto tem como objetivo principal avaliar a qualidade das águas do rio Atibaia, priorizando a Região Metropolitana de Campinas (RMC), com relação à presença e ao comportamento de antibióticos nessas águas. O rio Atibaia, embora seja o principal corpo de captação de água destinado ao abastecimento público da cidade de Campinas, recebe diretamente, ao longo do seu trajeto, grande quantidade de esgoto doméstico in natura, deteriorando a qualidade das águas quanto aos patógenos, mas também com relação ao aporte de compostos exógenos. Dentre esses, os antibióticos denotam elevada atenção devido à possibilidade de induzirem a proliferação de microorganismos resistentes a esses compostos. Nesse projeto, os antibióticos mais consumidos no país, de uso humano e/ou veterinário, serão determinados em amostras de água e sedimento. Estudos sobre a foto-oxidação e a capacidade de adsorção ou complexação com a matéria orgânica dessas substâncias em águas naturais serão realizados a fim de elucidar a mobilidade e tempo de residência no corpo aquático. Espera-se que este trabalho possa complementar os estudos que já vêm sendo realizados pelo Laboratório de Química Ambiental (LQA) da UNICAMP sobre o aporte de substâncias exógenas em águas naturais. Também poderá servir como subsídio aos órgãos legisladores e de controle ambiental para estabelecimento de valores de referência, bem como nas avaliações de risco de exposição da população a tais compostos, através do consumo da água potável. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOCATELLI, MARCO ANTONIO F.; SODRE, FERNANDO F.; JARDIM, WILSON F.. Determination of Antibiotics in Brazilian Surface Waters Using Liquid Chromatography-Electrospray Tandem Mass Spectrometry. Archives of Environmental Contamination and Toxicology, v. 60, n. 3, p. 385-393, . (07/52078-2, 07/58449-2)