Busca avançada
Ano de início
Entree

Estado de conservacao da zona costeira de sergipe, estuario do rio sao francisco: uma analise ambiental dos manguezais no contexto da paisagem.

Processo: 07/56784-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Yara Schaeffer Novelli
Beneficiário:Luciana Cavalcanti Maia Santos
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRO-PGRAD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Zona costeira   Conservação   Manguezais   Carcinicultura   Ecologia da paisagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinicultura | Conservacao | Ecologia Da Paisagem | Manguezal | Zona Costeira

Resumo

A zona costeira do Estado de Sergipe, com uma diversidade de aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos, apresenta extensas áreas de manguezais associadas aos seis estuários que interrompem a costa. Apesar dessa riqueza, os manguezais do estado vem sendo alvo de vários impactos antrópicos, dentre os quais se destaca a atividade de carcinicultura. Visando avaliar o estado de conservação da zona costeira de Sergipe, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise ambiental dos manguezais do sistema estuarino do Rio São Francisco, litoral norte do estado, considerando-se os níveis hierárquicos Setting (paisagem), Stand (unidade de paisagem) e Site (parcela ou árvore), adaptado da proposta de Schaeffer-Novelli et al. (2000; 2005). Serão empregadas diferentes ferramentas em escalas espaço-temporais distintas na análise ambiental dos manguezais, de modo a ofertar informações que contribuam para conservação e gestão da zona costeira de Sergipe. Ademais, este estudo constitui-se em fonte de informações aplicáveis em outras regiões costeiras que apresentem impactos ambientais semelhantes aos da área de estudo, tal como a atividade de carcinicultura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIA SANTOS, LUCIANA CAVALCANTI; MATOS, HUMBERTO REIS; SCHAEFFER-NOVELLI, YARA; CUNHA-LIGNON, MARI LIA; BITENCOURT, MARISA DANTAS; KOEDAM, NICO; DAHDOUH-GUEBAS, FARID. Anthropogenic activities on mangrove areas (Sao Francisco River Estuary, Brazil Northeast): A GIS-based analysis of CBERS and SPOT images to aid in local management. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT, v. 89, p. 39-50, . (10/20028-9, 07/56784-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Luciana Cavalcanti Maia. Sistema estuarino-lagunar do Rio São Francisco, zona costeira de Sergipe, Brasil: uso e cobertura da terra e diagnóstico ambiental dos manguezais. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/BT) São Paulo.