Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao dos glicocorticoides e da 11beta-hidroxi-esteroide desidrogenase 1(11beta-hsd1) nas alteracoes de expressao do glut4 induzidas pela obesidade msg, no tecido adiposo.

Processo: 07/59722-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Ubiratan Fabres Machado
Beneficiário:Rosana Cristina Tieko Mori
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/50554-1 - Transportadores de glicose e Diabetes mellitus: contribuição ao conhecimento da regulação da glicemia e do desenvolvimento de complicações, AP.TEM
Assunto(s):Resistência à insulina   Transportador de glucose tipo 4   Glucocorticoides   Obesidade   Tecido adiposo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Glicocorticoides | Glut4 | Obesidade | Resistencia A Insulina | Tecido Adiposo | 11Beta Hsd1

Resumo

O GLUT4 desempenha papel chave na captação de glicose, e pode estar envolvido na resistência à insulina presente no hipercortisolismo, uma vez que já foi proposto que a dexametasona (dexa) diminui o conteúdo de transportadores (GLUT1+GLUT4) em adipócitos isolados. Porém, em adipócitos, já foi demonstrado que a dexametasona aumenta a expressão do GLUT4, sinergisticamente com a insulina, in vitro; e, inversamente, diminui a expressão do GLUT4, in vivo. Os tecidos adiposos viscerais (TAV) e subcutâneos (TAS) apresentam propriedades metabólicas e funcionais distintas. Comparando-se pré-adipócitos subcutâneos com visceral, já se observou menor expressão de GLUT4 e maior expressão da enzima 11ß-hidróxi-esteróide desidrogenase (11ßP-HSD1), enzima esta responsável pela disponibilidade intracelular do glicocorticóide biologicamente ativo. Nossa hipótese é que o aumento da expressão da enzima, aumentando a atividade glicocorticóide intracelular, estaria envolvido na redução da expressão do GLUT4. No entanto, não há estudos que tenham investigado a correlação GLUT4/11ßp-HSD/ glicocorticóides, em estados de hipercortisolismo e resistência à insulina. Assim, este estudo visa investigar esta correlação nos diferentes depósitos adiposos. Serão utilizados ratos controles e MSG (resistentes à insulina e hipercorticosteronêmicos) nos quais serão avaliadas: 1) sensibilidade à insulina (teste de tolerância à insulina); 2) características metabólicas (glicemia, insulinemia, corticosteronemia); 3) expressão do mRNA do GLUT4 no TAV e TAS (Northern Blotting); 4) expressão da enzima 11ßp-HSD1 no TAV e TAS (RT-PCR), e 5) importância da 11ß-HSD1 sobre a expressão do mRNA do GLUT4, bloqueando-se a enzima com ácido glicirretínico. Adicionalmente, mecanismos transcricionais envolvidos na regulação do GLUT4 pelos glicocorticóides serão investigados, avaliando-se os fatores transcricionais PPAR-v e SREBP-1. Através destes estudos, esperamos contribuir para esclarecer a resistência à insulina presente na obesidade e hipercortisolismo, as respostas território-específico do tecido adiposo e a importância da 11ß-HSD1 nas regulações observadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORI, ROSANA CRISTINA; DA SILVA, THAIS POCAS; CAMPELLO, RAQUEL SALDANHA; MACHADO, UBIRATAN FABRES. Carbenoxolone enhances peripheral insulin sensitivity and GLUT4 expression in skeletal muscle of obese rats: Potential participation of UBC9 protein. Life Sciences, v. 229, p. 157-165, . (16/15603-0, 07/59722-4)