Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação amido-lipídeos: a formação de complexos de inclusão

Processo: 08/02163-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:José Francisco Lopes Filho
Beneficiário:Luciana Lopes Tavares
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Zeína   Biofilmes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:argilas modificadas | Biofilmes | zeina | Química e Tecnologia de Amidos

Resumo

Atualmente, as embalagens plásticas desenvolvidas pelas indústrias são derivadas do petróleo, sendo, praticamente, não degradáveis, portanto poluentes ao meio ambiente. Devido a isso, há um considerável interesse no desenvolvimento de materiais biodegradáveis a partir de biofilmes, polímeros de fontes renováveis, produzidos a partir da biomassa ou por microrganismos. Dentre esses materiais, a zeína, uma das proteínas do milho, tem sido usada como um material importante na ciência e na indústria por suas propriedades únicas, uma vez que oferece vantagens potenciais como matéria prima para a produção de filmes, coberturas e aplicações plásticas além de ser biodegradável e renovável. No entanto, para um biopolímero formar filme é necessário o uso de plasticizantes, os quais ajudam a superar a fragilidade dos filmes causada pela elevada força intermolecular entre as cadeias de proteínas desses materiais. Assim, comparadas com os polímeros derivados de petróleo, normalmente os biopolímeros apresentam características e propriedades diferentes, como menor resistência mecânica, que podem inviabilizar sua utilização como embalagens ou envoltórios de produtos alimentícios. No caso de filmes produzidos com zeína, vários trabalhos mostram que tem grande potencial de uso, entretanto, há necessidade de melhorias nas suas propriedades mecânicas de resistência e ajuste de outras como permeabilidade a gases. Um dos materiais que tem sido usado para modificar propriedades de polímeros convencionais, principalmente com relação ao seu fortalecimento, são as argilas modificadas. Essas argilas interagem de diferentes formas com a matriz polimérica quando são adicionadas durante a confecção do filme. Este trabalho tem o propósito de produzir material biodegradável com zeína e plasticizante adicionado de argilas modificadas e determinar suas propriedades funcionais.Palavras-chaves: biofilmes, zeína, argilas organicamente modificadas

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAVARES, LUCIANA LOPES; DE ALMEIDA, CRISLENE BARBOSA; CARUSO, ICARO PUTINHON; CORNELIO, MARINONIO LOPES; LOPES FILHO, JOSE FRANCISCO. Efeito das argilas modificadas na estrutura e propriedades funcionais de biofilmes produzidos com zeína. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 32, n. 2, p. 314-322, . (06/01775-2, 08/02163-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAVARES, Luciana Lopes. Efeito da adição de argilas modificadas na estrutura e propriedades funcionais de biofilmes produzidos a base de zeína. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.