Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do fosforo no metabolismo de carbono de cafeeiros em condicao de deficiencia hidrica.

Processo: 08/52411-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Rafael Vasconcelos Ribeiro
Beneficiário:Leandro da Silva
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fotossíntese   Secas   Troca gasosa   Fósforo   Carboidratos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carboidratos | Fluorescencia Da Clorofila | Fosforo | Fotossintese | Seca | Trocas Gasosas

Resumo

A deficiência hídrica e a baixa disponibilidade de fósforo (Pi) são alguns dos mais importantes fatores limitantes ao crescimento de plantas em regiões tropicais. O objetivo desse projeto de pesquisa é testar a hipótese de que a alta disponibilidade de fósforo amenizará os efeitos negativos.da deficiência hídrica no metabolismo de carbono, promovendo menor impacto dessa limitação ambiental na produção de biomassa de plantas jovens de cafeeiro. A pesquisa será realizada com mudas de cafeeiro arábica (Coffea arábica L cv. Catuaí) em casa-de-vegetação. Inicialmente, as mudas serão submetidas a três condições de disponibilidade de fósforo, sendo: baixa disponibilidade (P-); disponibilidade recomendada (PA); e alta disponibilidade (P+). As plantas crescerão nessas condições até que os cafeeiros do tratamento P- exibam sintomas de deficiência nutricional de fósforo. Espera-se que nessa ocasião o Pi armazenado na planta (Pi citoplasmático e vacuolar) tenha sido utilizado e assim as respostas fisiológicas constatadas nos experimentos com baixa disponibilidade hídrica sejam ocasionadas exclusivamente pelo fósforo adicionado no solo. No experimento I, as plantas PA e P+ serão conduzidas com dois níveis de umidade no solo (80% e 30% da capacidade de campo), por 90 dias - sendo avaliado nesse experimento a resposta em longo prazo da disponibilidade de Pi em plantas sob restrição hídrica. No experimento II, as plantas PA e P+ serão submetidas à baixa disponibilidade hídrica pela suspensão da irrigação no solo ou serão mantidas com umidade do solo próximo a 80% da capacidade de campo - sendo avaliadas as respostas fisiológicas em curto prazo. As trocas gasosas, atividade fotoquímica, potencial da água na folha, condutância hidráulica da planta, conteúdo de pigmentos fotossintéticos, conteúdo de carboidratos nas folhas, massa seca, características morfológicas e a composição química dos tecidos vegetais serão avaliadas nos dois experimentos. O delineamento experimental será em blocos casualizados, em esquema de parcelas sub-subdivididas. Os dados serão submetidos à análise de variância e os valores médios (cinco a dez repetições) serão comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAEL VASCONCELOS RIBEIRO; LEANDRO DA SILVA; RÔMULO AUGUSTO RAMOS; CRISTIANO ALBERTO DE ANDRADE; FERNANDO CÉSAR BACHIEGA ZAMBROSI; SÉRGIO PARREIRAS PEREIRA. O alto teor de silício no solo inibe o crescimento radicular de cafeeiros sem afetar as trocas gasosas foliares. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 35, n. 3, p. 939-948, . (08/52411-6)
RAKOCEVIC, MIROSLAVA; MARCHIORI, PAULO EDUARDO R.; ZAMBROSI, FERNANDO C. B.; MACHADO, EDUARDO C.; MAIA, ALINE DE HOLANDA N.; RIBEIRO, RAFAEL, V. High phosphorus supply enhances leaf gas exchange and growth of young Arabica coffee plants under water deficit. EXPERIMENTAL AGRICULTURE, v. 58, p. 13-pg., . (08/52411-6, 09/00196-7)