Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulacao traducional mediada pela proteina "impact"

Processo: 08/53119-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Beatriz Amaral de Castilho
Beneficiário:Beatriz Amaral de Castilho
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurônios  Síntese proteica  Impacto  General control nonderepressible 2 (GCN2)  Regulação traducional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gcn2 | Impact | Neuronios | Proteina Quinases | Regulacao Traducional | Sintese Proteica

Resumo

O controle da síntese proteica por fosforilação da subunidade alfa do fator de início de tradução 2 (eIF2a) tem papel central em processos fisiológicos normais em eucariotos e alterações nesta via de sinalização levam a condições patológicas importantes em humanos. GCN2, uma das quatro quinases de eIF2a em mamíferos, é ativada em condições de carência de amino ácidos essenciais (IAA). Em roedores, GCN2 controla o comportamento alimentar frente a dietas pobres em IAA, levando a fosforilação de eIF2a no córtex piriforme anterior, e desencadeando uma resposta de rejeição a alimentos pobres nesses amino ácidos. GCN2 e a fosforilação de eIF2a controlam memória hipocampal em camundongos. A proteína IMPACT, caracterizada por nosso grupo, inibe a ativação de GCN2, presumivelmente por ligar-se a GCN1, um ativador de GCN2. IMPACT é preferencialmente expressa em neurônios, e extremamente abundante no hipotálamo, área envolvida na manutenção da homeostase, sugerindo que IMPACT seja importante para bloquear a atividade de GCN2 nesta região do SNC. Em vista da relevância de mecanismos de regulação tradicional em neurônios, do envolvimento de GCN2 em processos fisiológicos envolvendo o sistema nervoso central e da prevalência da proteína IMPACT, inibidor de GCN2, em neurônios, este projeto tem como objetivos: a) caracterização molecular do mecanismo de inibição de GCN2 por IMPACT; b) determinação da função de IMPACT na fisiologia neuronal, e c) estabelecimento de modelo animal desprovido de IMPACT. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROFFE, MARTIN; BERALDO, FLAVIO HENRIQUE; BESTER, ROMINA; NUNZIANTE, MAX; BACH, CHRISTIAN; MANCINI, GABRIEL; GILCH, SABINE; VORBERG, INA; CASTILHO, BEATRIZ A.; MARTINS, VILMA REGINA; et al. Prion protein interaction with stress-inducible protein 1 enhances neuronal protein synthesis via mTOR. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA, v. 107, n. 29, p. 13147-13152, . (02/12597-7, 08/53119-7)