Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da bioenergetica mitocondrial de linfocitos durante o processo de ativacao linfocitaria e de desenvolvimento de lesoes ateroscleroticas

Processo: 09/53762-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 09 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Aníbal Eugênio Vercesi
Beneficiário:Bruno Alves Paim
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Inflamação   Aterosclerose   Mitocôndrias   Bioenergética   Cálcio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aterosclerose | Bioenergetica | Calcio | Citocinas | Inflamacao | Mitocondria

Resumo

A maioria das doenças cardiovasculares resultam de complicações do processo de aterosclerose, sendo este agravado por elevadas concentrações de lipoproteínas plasmáticas, principalmente a LDL. Mais aterogênicas que sua forma nativa, as partículas de LDL oxidadas são capazes de ativar o endotélio que por sua vez passa a expressar moléculas de adesão e produzir mediadores da resposta inflamatória, perpetuando a reação. Esta oxidação é causada por espécies reativas de oxigênio (EROs) produzidas não apenas por células endoteliais, mas também por células vasculares. Durante este processo de desenvolvimento de lesões ateroscleróticas, a apresentação de antígenos mediada por células apresentadoras de antígenos para as células do sistema imune e conseqüente ativação é ponto crucial sendo o aumento das [Ca2+] um fator determinante para o desencadeamento e manutenção da resposta inflamatória, ativando vias de sinalização e de produção de citocinas. Vale ressaltar que o Ca2+ pode também estimular a produção de EROs na mitocôndria, o que poderia agravar ainda mais o processo de aterosclerose. Desta forma, pretendemos investigar em linfócitos isolados de camundongos LDLr-/- mantidos com dieta Chow, qual os efeitos do tratamento com Verapamil e Lovastatina sobre a geração de geração de EROs pela mitocôndria destas células, a secreção de citocinas assim como quais as conseqüências destes tratamentos para o processo de aterogênese. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DORIGHELLO, GABRIEL G.; ROVANI, JULIANA C.; PAIM, BRUNO A.; RENTZ, THIAGO; ASSIS, LEANDRO H. P.; VERCESI, ANIBAL E.; OLIVEIRA, HELENA C. F.. Mild Mitochondrial Uncoupling Decreases Experimental Atherosclerosis, A Proof of Concept. JOURNAL OF ATHEROSCLEROSIS AND THROMBOSIS, v. 29, n. 6, p. 14-pg., . (17/17728-8, 13/07607-8, 17/02903-9, 14/02819-0, 09/53762-0, 17/03402-3)