Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de marcadores cardíacos em gatos maine coon genéticamente testados para a mutação da cardiomiopatia hipertrófica

Processo: 10/02317-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Maria Helena Matiko Akao Larsson
Beneficiário:Paula Hiromi Itikawa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gatos   Cardiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cardiomiopatia Hipertrófica Felina | Gatos | Maine Coon | Marcadores Cardíacos | Cardiologia

Resumo

A cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é a cardiopatia mais diagnosticada em felinos e responsável por morbidade e mortalidade elevadas. A desorganização do sarcômero no miocárdio de gatos afetados com a CMH tem relação com a mutação do gene miosina ligado à proteína C (MYBPC3). No diagnóstico de cardiopatias humanas tem-se incrementado o uso de biomarcadores como os peptídeos natriuréticos ANP (atrial natriuretic peptide) e BNP (brain natriretic peptide) liberados pelo estresse miocárdico dos átrios (ANP) e ventrículos (BNP); a troponina I (cTnI) cardíaca, sensível e específica no diagnóstico de infarto miocárdico; e a endotelina (ET), um peptídeo vasoconstrictor cuja concentração plasmática aumenta em pacientes com insuficiência cardíaca (IC). A CMH é diagnosticada pela ecocardiografia convencional (EC) através da hipertrofia miocárdica segmentar ou difusa. Determinar-se-ão os marcadores cardíacos (ANP, BNP, cTnI e ET, após exames radiográfico de tórax, eletrocardiográfico, ecocardiográfico e mensuração de pressão arterial sistêmica. Pesquisas atuais na medicina veterinária demonstram diferenças significativas na mensuração de ANP, BNP e endotelina para comparação de animais sadios, cardiopatas assintomáticos e sintomáticos; e aumento marcante na concentração de cTnI plasmática em gatos com CMH comparados com gatos saudáveis. No presente estudo avaliar-se-ão gatos da raça Maine Coon geneticamente testados para MYBPC3, a fim de demonstrar como alterações nos marcadores cardíacos podem auxiliar no diagnóstico precoce da CMH o que auxilia no tratamento médico para a prevenção da IC.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ITIKAWA, PAULA HIROMI; GOLDFEDER, GUILHERME TEIXEIRA; COSTA DE OLIVEIRA, VALERIA MARINHO; MATIKO AKAO LARSSON, MARIA HELENA. Serum endothelin-1 measurement in healthy Maine Coon cats. SEMINA-CIENCIAS AGRARIAS, v. 34, n. 6, 2, p. 3831-3839, . (09/54251-9, 10/02317-3)
ITIKAWA, PAULA HIROMI; GOLDFEDER, GUILHERME TEIXEIRA; COSTA DE OLIVEIRA, VALERIA MARINHO; MATIKO AKAO LARSSON, MARIA HELENA. Serum endothelin-1 measurement in healthy Maine Coon cats. SEMINA-CIENCIAS AGRARIAS, v. 34, n. 6, p. 9-pg., . (09/54251-9, 10/02317-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ITIKAWA, Paula Hiromi. Determinação de biomarcadores cardíacos em gatos Maine Coon geneticamente testados para a mutação da cardiomiopatia hipertrófica. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.