Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição espaço-temporal de Olivella minuta (LINK, 1807) (Mollusca, Gastropoda, Olividae) na praia de Barequeçaba, litoral norte do Estado de São Paulo

Processo: 10/13589-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Daniel Teixeira Tardelli
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Olivella minuta   Praias arenosas   Ecologia bêntica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:distribuição espaço-temporal | Ecologia Bêntica | Macrofauna bêntica | Olivella minuta | Praias arenosas | Ecologia bêntica

Resumo

Os gastrópodes constituem um dos grupos mais conspícuos em praias arenosas protegidas. Entretanto, as informações sobre esse grupo em praias arenosas da costa brasileira, assim como ao longo do mundo são escassas e se referem principalmente à ocorrência em comunidades, morfologia e sistemática. O neogastropoda Olivella minuta é comum e abundante em praias protegidas do litoral norte do estado de São Paulo, conforme observado na praia de Barequeçaba. Importantes lacunas no conhecimento desta espécie são referentes a sua distribuição espaço-temporal. Assim, o presente estudo visa determinar o padrão de zonação de Olivella minuta inclusive no sublitoral, local raramente considerado em estudos de distribuição da macrofauna de praias, além de analisar a distribuição desse gastrópode ao longo do arco praial de Barequeçaba, os fatores que influenciam essa distribuição e a variação temporal da abundância de O. minuta. Para o estudo da zonação de O. minuta coletas sazonais serão realizadas. Na parte emersa da praia (supra e mediolitoral) dez unidades amostrais aleatórias (0,5 x 0,5 x 0,10 m) serão obtidas a cada 5 metros ao longo de todo o perfil da praia até a linha da água. No sublitoral (parte submersa), 20 amostras serão obtidas a cada 100 m a partir da praia utilizando-se um airlift (6" de diâmetro) até o limite de ocorrência da espécie. Para o estudo da distribuição ao longo da praia de Barequeçaba e a influência dos fatores bióticos e abióticos, doze estações amostrais serão estabelecidas na região entremarés, cada uma composta por cinco transectos aleatórios e perpendiculares a linha d'água. Todo o material, após lavagem em campo, será fixado em álcool 70% e encaminhado para contagem e identificação dos organismos em laboratório. Informações sobre o perfil e a granulometria também serão obtidas e relacionadas à abundância de O. minuta. O estudo da variação temporal da abundância de O. minuta será baseado em amostragens mensais realizadas ao longo de um ciclo anual considerando cinco transectos aleatórios dispostos perpendicularmente à praia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PETRACCO, MARCELO; CAMARGO, RITA MONTEIRO; TARDELLI, DANIEL TEIXEIRA; TURRA, ALEXANDER. Population biology of the gastropod Olivella minuta (Gastropoda, Olividae) on two sheltered beaches in southeastern Brazil. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 150, n. A, SI, p. 149-156, . (09/17585-6, 10/01426-3, 08/11053-0, 10/13589-4)
PETRACCO, MARCELO; CAMARGO, RITA MONTEIRO; TARDELLI, DANIEL TEIXEIRA; TURRA, ALEXANDER. Population biology of the gastropod Olivella minuta (Gastropoda, Olividae) on two sheltered beaches in southeastern Brazil. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 150, p. 8-pg., . (10/13589-4, 10/01426-3, 08/11053-0, 09/17585-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TARDELLI, Daniel Teixeira. Distribuição espaço-temporal de Olivella minuta (LINK, 1807) (Mollusca, Gastropoda, Olividae) na praia de Barequeçaba, Litoral Norte do Estado de São Paulo. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.