Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel de citocinas pró e antiinflamatórias no processo de reparo ósseo alveolar em condições homeostáticas e infecciosas: caracterização histomorfométrica e molecular em modelo experimental murino

Processo: 10/15755-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Gustavo Pompermaier Garlet
Beneficiário:Gustavo Pompermaier Garlet
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Paula Campanelli ; Andreia Espíndola Vieira ; Carlos Eduardo Palanch Repeke ; João Santana da Silva ; Marcelo de Franco ; Raíssa Gonçalves Carneiro Spera de Andrade ; Rumio Taga
Assunto(s):Reparo ósseo  Alvéolo seco  Resposta inflamatória  Citocinas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alveolite | biologia óssea | citocinas | Inflamação | Reparo ósseo | Biologia óssea

Resumo

O metabolismo ósseo é influenciado por fatores endócrinos, genéticos e de crescimento, além de moléculas regulatórias comuns aos sistemas ósseo e imunológico, como as citocinas. No entanto, pouco se sabe sobre os mecanismos envolvidos no reparo ósseo alveolar, seja em condições homeostáticas quanto infecciosas (como na alveolite experimental, que resulta em intensa resposta inflamatória e em retardo do processo de reparo). Assim, o objetivo deste projeto é determinar através da caracterização histomorfométrica e molecular, o papel de citocinas pró (TNF-alfa) e anti-inflamatórias (IL-10), e de genótipos inflamatórios extremos (máximo e mínimo), no reparo ósseo alveolar em condições homeostáticas e infecciosas (alveolite experimental), através da aplicação do modelo em camundongos de diferentes linhagens: geneticamente deficientes para o receptor de TNF-alfa (p55KO) e IL-10 (IL-10KO) e a linhagem controle WT (C57Bl/6), e geneticamente selecionados para máxima (AIRmax) ou mínima (AIRmin) reação inflamatória. As diferentes linhagens serão subdividadas grupos Controle e Alveolite experimental (induzida pela inoculação no alvéolo de uma suspensão de cultura bacteriana contendo microrganismos associados à alveolite humana), e analisados nos períodos de 0, 7, 14 e 21 dias. As amostras serão submetidas ao processamento histológico e analisadas ao microscópio óptico para caracterização histomorfométrica (qualitativa e quantitativa), e a análise molecular será realizada utilizando o RealTimePCR para quantificação de mRNA de citocinas e marcadores de formação e reabsorção óssea. Ao longo do projeto, tais resultados serão validados por ELISA. Os dados serão analisados estatisticamente e comparados entre as diferentes linhagens nos diferentes grupos e períodos. A análise conjunta de tais dados certamente contribuirá para um melhor entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos no processo de reparo ósseo alveolar, promovendo conhecimentos específicos que poderão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento futuro de novas estratégias de diagnóstico, prevenção e terapias de patologias ósseas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, ANDREIA ESPINDOLA; REPEKE, CARLOS EDUARDO; FERREIRA JUNIOR, SAMUEL DE BARROS; COLAVITE, PRISCILA MARIA; BIGUETTI, CLAUDIA CRISTINA; OLIVEIRA, RODRIGO CARDOSO; ASSIS, GERSON FRANCISCO; TAGA, RUMIO; FAVARO TROMBONE, ANA PAULA; GARLET, GUSTAVO POMPERMAIER. Intramembranous Bone Healing Process Subsequent to Tooth Extraction in Mice: Micro-Computed Tomography, Histomorphometric and Molecular Characterization. PLoS One, v. 10, n. 5, . (09/11496-1, 10/15755-9)