Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e produção sustentável de biomassa fitoplanctônica marinha do estado de São Paulo

Processo: 10/50187-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Sônia Maria Flores Gianesella
Beneficiário:Sônia Maria Flores Gianesella
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade  Comunidades marinhas  Fitoplâncton marinho  Microalgas  Biomassa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aproveitamento Energetico | Biodiversidade Marinha | Caracterizacao Do Fitoplancton | Cultivo De Microalgas | Producao De Biomassa | Produtos Nutraceuticos

Resumo

A biotecnologia de microrganismos representa uma excelente oportunidade para descobertas de substâncias naturais, além de ser uma fonte alternativa daqueles já existentes. Nos últimos anos, muito interesse tem sido focado no potencial biotecnológico das microalgas, principalmente devido à identificação de diversas substâncias presentes na sua biomassa que podem apresentar aplicação industrial diversificada. Além disso, a biomassa algácea pode ser uma fonte ilimitada de produtos naturais. Em razão da imensa biodiversidade e consequente variabilidade na composição bioquímica destes organismos, a produção sustentável de bioativos para fins energéticos e nutracêuticos apresenta claras vantagens competitivas. Neste sentido, este trabalho objetiva a avaliação das condições de cultivo em escala laboratorial visando à otimização da produção em massa, a caracterização e a prospecção de bioativos da biomassa fitoplanctônica oriunda do litoral do estado de São Paulo, tanto já isolados no BMM do IOUSP como de outras novas espécies a serem isoladas, com o intuito de exploração sustentável de produtos naturais. As atividades envolvidas são: coleta, aclimatação, isolamento e identificação de espécies fitoplanctônicas da região litorânea do estado de São Paulo, principalmente dos estuários de Santos, Cananéia e região costeira de Ubatuba; avaliação e seleção de cepas (do BMM e daquelas isoladas); caracterização fisiológica das espécies alvo; prospecção de bioativos marinhos, especialmente de lipídios; determinação do perfil de ácidos graxos; avaliação do efeito de condições de cultivo na produtividade de biomassa; avaliação do seu potencial combustível da biomassa; elaboração de um mini-curso para o aprimoramento de recursos humanos na área de biodiversidade marinha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOTANA DE SOUZA, RAFAEL AUGUSTO; PRADO SALDANHA-CORREA, FLAVIA MARISA; GALLEGO, ANTONIO GARRIDO; PEREIRA NETO, ANA MARIA. Semi-quantitative determination of ash element content for freeze-dried, defatted, sulfated and pyrolysed biomass of Scenedesmus sp.. BIOTECHNOLOGY FOR BIOFUELS, v. 13, n. 1, . (10/50187-1, 11/51902-9)