Busca avançada
Ano de início
Entree

Encapsulação de ácido ascórbico utilizando a técnica de emulsão dupla

Processo: 11/03882-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Carmen Sílvia Fávaro Trindade
Beneficiário:Talita Aline Comunian
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/04451-4 - Produção de microcápsulas de ácido ascórbico utilizando dispositivo microfluídico, BE.EP.MS
Assunto(s):Antioxidantes   Ácido ascórbico   Microencapsulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácido ascórbico | emulsão-dupla | Microencapsulação | microencapsulação

Resumo

A aplicação de antioxidantes em alimentos é prática constante e tem suscitado inúmeras pesquisas. O ácido ascórbico é um antioxidante eficaz, e que ainda tem apelo nutricional, devido a sua função vitamínica. Todavia, este ácido é relativamente instável e sua aplicação em alguns produtos, como os cárneos emulsionados, é limitada porque pode haver desestabilização da emulsão e redução da capacidade de retenção de água das proteínas. Atualmente produtos cárneos emulsionados são aditivados com eritorbato de sódio, como antioxidante, o qual não confere nenhum benefício à saúde do consumidor. A microencapsulação será estudada como uma alternativa para resolver tais problemas. Assim, o objetivo deste trabalho será elaborar microcápsulas de ácido ascórbico através do método de emulsão dupla, utilizando gordura de palma como material de parede. Serão preparados 8 tratamentos que diferirão quanto ao tempo e velocidade de agitação no ultraturrax. Estes tratamentos serão avaliados com relação à morfologia, tamanho de partículas, atividade de água, estabilidade da emulsão e do material encapsulado. Dos tratamentos analisados na primeira fase do projeto, aquele que apresentar os melhores resultados será aplicado em salsicha e comparado aos produtos elaborados com o ácido ascórbico livre e com eritorbato de sódio. Durante o processamento do produto será avaliada a estabilidade da emulsão. Na fase do armazenamento refrigerado, serão avaliados estabilidade oxidativa, perfil de textura e cor instrumental da salsicha produzida, e os produtos serão submetido à análise sensorial realizada em 6 intervalos de tempo. Espera-se obter um produto inovador, que confira estabilidade oxidativa e apelo de "saudabilidade" ao produto cárneo emulsionado sem comprometimento de seu processo ou qualidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COMUNIAN, TALITA A.; THOMAZINI, MARCELO; GOUVEA ALVES, ANA JULIA; DE MATOS JUNIOR, FERNANDO EUSTAQUIO; DE CARVALHO BALIEIRO, JULIO C.; FAVARO-TRINDADE, CARMEN S.. Microencapsulation of ascorbic acid by complex coacervation: Protection and controlled release. Food Research International, v. 52, n. 1, p. 373-379, . (11/03882-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COMUNIAN, Talita Aline. Microencapsulação de ácido ascórbico por coacervação complexa e dispositivos microfluídicos: estudo estrutural, estabilidade e aplicação das microcápsulas. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.