Busca avançada
Ano de início
Entree

Constituição de uma coleção de topótipos das espécies de peixes da Bacia Hidrográfica do Alto Paraná, rios Paraná, Tietê, Grande, Paranaíba e Paranapanema, para fins de estudos moleculares e reestruturação da coleção ictiológica do Laboratório de Ictiologia Sistemática da UFSCar

Processo: 11/50213-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Julio Cesar Garavello
Beneficiário:Julio Cesar Garavello
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/03891-3 - Coleta de topótipos, características e diagnóstico bioecológico da ictiofauna da Bacia do Rio Piracicaba, estado de São Paulo, BP.TT
Assunto(s):Genética  Filogeografia  Bacia hidrográfica  Rios  Peixes de água doce  Biodiversidade  Ictiofauna 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alto Parana | Biodiversidade | Genetica | Ictiofauna | Sistematica | Taxonomia

Resumo

As coleções de peixes de água doce dos museus do estado de São Paulo não possuem em seus acervos séries completas de topotipos das espécies de peixes da bacia hidrográfica do Alto Paraná. Estudos prévios mostraram que boa parte do material tipo procedente dos rios Paraná, Tietê, Grande, Paranaíba e Paranapanema se encontram em estado precário de conservação. É material ictiológico coletado há muito tempo, envelhecido, com alguns holótipos ou parátipos desaparecidos e necessitando a indicação de lectotipos e ou paralectotipos. Do ponto de vista taxonômico a experiência tem mostrado que os topotipos são poderosos auxiliares na identificação das espécies, pois recém coletados, apresentam a morfologia externa intacta em proporções corporais e o padrão de colorido original da espécie. Adicionalmente, a coleta de topotipos para analises moleculares contribuirá significativamente para o estudo de taxonomia, sistemática e filogeografia da ictiofauna do Alto Paraná. Esta proposta se apóia no relevante acervo ictiológico depositado no Laboratório de Ictiologia Sistemática da UFSCar (LISDEBE) e propõe ações para a sua reestruturação. Propõe-se a realização de expedições de coleta de topotipos das espécies dos rios do Alto Paraná, de acordo com os procedimentos do Programa Biota/FAPESP, para enriquecimento do acervo do LISDEBE-UFSCar e de coleções de museus do estado de São Paulo. Durante a coleta de topotipos, será realizada a coleta de material que iniciará a constituição de um banco de tecidos biológicos para análises moleculares. A proposta inclui ações para a organização, informatização e divulgação da coleção de peixes e tecidos no Sistema de Informação Ambiental do Programa Biota FAPESP. O projeto auxiliará as atividades de pesquisa do laboratório e de treinamento de estudantes na área de taxonomia e sistemática. Os resultados das pesquisas serão publicados em periódicos científicos, propondo-se também a confecção de uma serie de manuais da ictiofauna do Alto Paraná. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AK OLIVEIRA; F APONE; JLO BIRINDELLI; JC GARAVELLO. Estrutura da assembleia de peixes do Rio Ipanema, um pequeno ambiente lótico parcialmente protegido por uma Unidade de Conservação no Sudeste do Brasil. Brazilian Journal of Biology, v. 73, n. 2, p. 259-270, . (11/50213-5)
DE OLIVEIRA, ALEXANDRE KANNEBLEY; GARAVELLO, JULIO CESAR; CESARIO, VINICIUS VENDRAMINI; CARDOSO, RODRIGO TORRES. Fauna de Peixes do rio Sapucaí-Mirim, tributário do rio Grande, bacia do alto rio Paraná, sudeste do Brasil. Biota Neotropica, v. 16, n. 1, . (11/50213-5)
RAMIREZ, JORGE L.; SANTOS, CESAR A.; MACHADO, CAROLINA B.; OLIVEIRA, ALEXANDRE K.; GARAVELLO, JULIO C.; BRITSKI, HERALDO A.; GALETTI, JR., PEDRO M.. Molecular phylogeny and species delimitation of the genus Schizodon (Characiformes, Anostomidae). Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 153, . (11/21836-4, 11/50213-5, 10/52315-7, 18/04388-7)
JÚLIO CESAR GARAVELLO; HERALDO ANTONIO BRITSKI. Redescription of Schizodon dissimilis and appraisal of the dark barred species of the genus (Characiformes: Anostomidae). Neotropical Ichthyology, v. 17, n. 3, . (11/50213-5, 18/04388-7)