Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação de características histológicas de placas ateroscleróticas coronarianas com fatores de risco e a presença de biomarcadores

Processo: 12/11871-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alexandre da Costa Pereira
Beneficiário:Bianca Kiers
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cardiologia   Aterosclerose   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aterosclerose | Fatores de Risco | nitração protéica | Cardiologia

Resumo

Aterosclerose é considerada a causa primária de doenças cardiovasculares que são, na maioria das vezes, resultantes da ruptura da placa e trombose. Padrões histológicos de placas ateroscleróticas podem ser correlacionados com a presença de fatores de risco e o conhecimento desta ligação permitirá verificar indivíduos propensos ao desenvolvimento da doença. Considerando que a parede arterial é um importante local de modificação nitro-oxidante de proteínas em patologias como aterosclerose, proteínas nitradas serão quantificadas. Isso possibilitará obter uma abordagem mais sistêmica na detecção do paciente de risco, já que proteínas nitradas atuam como biomarcadores. Aproximadamente 250 placas ateroscleróticas serão organizadas em um banco de dados, classificadas de acordo com a American Heart Association em relação à composição histológica e correlacionadas com a presença de fatores de risco. A identificação e a quantificação de proteínas nitradas será realizada utilizando-se a técnica de imunohistoquímica, com anticorpo anti-nitrotirosina. A realização desta identificação em um grande número de placas ateroscleróticas em cada um dos diferentes graus de vulnerabilidade fornecerá dados para a avaliação deste marcador como potencial preditor de vulnerabilidade de placas. Os dados obtidos serão digitados e conferidos utilizando recursos do aplicativo IMPS 4.1, sendo posteriormente implementados no programa SPSS para análise estatística descritiva dos dados obtidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANCHIN, BYAMBASUREN; OFFRINGA, EMMA; FRIEDRICH, JULIAN; BRINKER, MARJA G. L.; KIERS, BIANCA; PEREIRA, ALEXANDRE C.; HARMSEN, MARTIN C.; MOONEN, JAN-RENIER A. J.; KRENNING, GUIDO. MicroRNA-374b induces endothelial-to-mesenchymal transition and early lesion formation through the inhibition of MAPK7 signaling. JOURNAL OF PATHOLOGY, v. 247, n. 4, p. 456-470, . (12/11871-0)
VANCHIN, BYAMBASUREN; SOL, MARLOES; GJALTEMA, RUTGER A. F.; BRINKER, MARJA; KIERS, BIANCA; PEREIRA, ALEXANDRE C.; HARMSEN, MARTIN C.; MOONEN, JAN-RENIER A. J.; KRENNING, GUIDO. Reciprocal regulation of endothelial-mesenchymal transition by MAPK7 and EZH2 in intimal hyperplasia and coronary artery disease. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1, . (12/11871-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KIERS, Bianca. Caracterização de placa ateroscleróticas em relação à morfologia, inflamação e proteínas nitradas. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.