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Um ensaio clínico randomizado comparando o efeito do treino de funções executivas e de habilidades de linguagem sobre a prontidão escolar em crianças pré-escolares

Processo: 12/51624-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Guilherme Vanoni Polanczyk
Beneficiário:Guilherme Vanoni Polanczyk
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil  Desenvolvimento da linguagem  Função executiva  Linguagem oral  Rendimento escolar  Crianças  Pré-escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Funcao Executiva | Intervencao Escolar | Intervencao Precoce | Linguagem | Prontidao Escolar

Resumo

Influências ambientais vivenciadas nos primeiros anos de vida têm impacto na vida adulta, muitas vezes de forma persistente. Estudos de intervenção que pretendem reduzir o impacto da pobreza sobre o desenvolvimento infantil tem demonstrado efeitos positivos na cognição, desenvolvimento social e emocional, e progresso escolar. No entanto, ainda há a necessidade de esclarecer quais tipos de intervenções tendem a ser mais efetivas sobre a prontidão escolar. Objetivos: Adaptar e comparar dois programas de intervenção, sendo um deles focado no treinamento das Funções Executivas (FEs) (Diamond) e o outro no treino das habilidades de linguagem oral (Snowling e colaboradores). Métodos: Ensaio clínico, controlado, cego e randomizado, a ser realizado na fase piloto com 120 crianças e na fase teste com 720 crianças de 4 a 5 anos de idade, alocadas aleatoriamente em três grupos: ensino curricular adaptado com foco no treinamento das FEs, ensino curricular adaptado no treino das habilidades de linguagem oral e grupo lista de espera. Resultados: Espera-se que: 1) as crianças nos grupos intervenção tenham melhor desempenho na prontidão escolar em relação ao grupo controle; 2) o grupo treinamento de linguagem apresente melhor desempenho em parâmetros cognitivos: e 3) o grupo de treinamento de FEs apresente melhor desempenho em parâmetros comportamentais. Implicações: este estudo apresenta grande potencial para informar novas abordagens educacionais na pré-escola e de revelar os seus efeitos sobre a promoção do desenvolvimento cognitivo e comportamental de crianças. (AU)

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Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCIO, PATRICIA SILVA; EID, MICHAEL; COGO-MOREIRA, HUGO; PUGLISI, MARINA LEITE; POLANCZYK, V, GUILHERME. Investigating the Measurement Invariance and Method-Trait Effects of Parent and Teacher SNAP-IV Ratings of Preschool Children. CHILD PSYCHIATRY & HUMAN DEVELOPMENT, . (12/51624-1)
LUCIO, PATRICIA SILVA; VANDEKERCKHOVE, JOACHIM; POLANCZYK, V, GUILHERME; COGO-MOREIRA, HUGO. Is It Worthy to Take Account of the ``Guessing{''} in the Performance of the Raven Test? Calling for the Principle of Parsimony for Test Validation. JOURNAL OF PSYCHOEDUCATIONAL ASSESSMENT, v. 39, n. 1, . (12/51624-1)
SUGAYA, LUISA SHIGUEMI; KIRCANSKI, KATHARINA; STRINGARIS, ARGYRIS; POLANCZYK, GUILHERME V.; LEIBENLUFT, ELLEN. Validation of an irritability measure in preschoolers in school-based and clinical Brazilian samples. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, . (16/22455-8, 12/51624-1)
LUCIO, PATRICIA SILVA; COGO-MOREIRA, HUGO; PUGLISI, MARINA; POLANCZYK, GUILHERME VANONI; LITTLE, TODD D.. Psychometric Investigation of the Raven's Colored Progressive Matrices Test in a Sample of Preschool Children. ASSESSMENT, v. 26, n. 7, p. 1399-1408, . (12/51624-1)
LUCIO, PATRICIA SILVA; EID, MICHAEL; COGO-MOREIRA, HUGO; PUGLISI, MARINA LEITE; POLANCZYK, GUILHERME, V. Investigating the Measurement Invariance and Method-Trait Effects of Parent and Teacher SNAP-IV Ratings of Preschool Children. CHILD PSYCHIATRY & HUMAN DEVELOPMENT, v. 53, n. 3, p. 13-pg., . (12/51624-1)
SUGAYA, LUISA SHIGUEMI; KIRCANSKI, KATHARINA; STRINGARIS, ARGYRIS; POLANCZYK, GUILHERME V.; LEIBENLUFT, ELLEN. Validation of an irritability measure in preschoolers in school-based and clinical Brazilian samples. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 31, n. 4, p. 11-pg., . (12/51624-1, 16/22455-8)
LUCIO, PATRICIA SILVA; VANDEKERCKHOVE, JOACHIM; POLANCZYK, GUILHERME, V; COGO-MOREIRA, HUGO. Is It Worthy to Take Account of the "Guessing" in the Performance of the Raven Test? Calling for the Principle of Parsimony for Test Validation. JOURNAL OF PSYCHOEDUCATIONAL ASSESSMENT, v. 39, n. 1, p. 12-pg., . (12/51624-1)