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Rastreamento do olhar em computação vestível

Processo: 14/12048-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 02 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 01 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Carlos Hitoshi Morimoto
Beneficiário:Andrew Toshiaki Nakayama Kurauchi
Supervisor: Margrit Betke
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Boston University (BU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/06791-0 - Rastreador de olhar móvel, BP.DD
Assunto(s):Visão computacional   Programas de rastreamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Computação Vestível | Interação com o olhar | Rastreamento do olhar móvel | Visão Computacional | Visão Computacional

Resumo

Um rastreador de olhar (RO) é um dispositivo que estima a localização do olhar de uma pessoa. Atualmente a configuração mais comum utiliza câmeras posicionadas em um monitor de computador. Técnicas de visão computacional são usadas para extrair e rastrear características do olho e para estimar a localização do olhar na tela de computador após um processo de calibração. Recentemente rastreadores de olhar montados sobre a cabeça (RO-MSC) se tornaram bastante pequenos e leves. Eles são tipicamente compostos por pelo menos duas câmeras, uma câmera do olho, para rastrear movimentos de um dos olhos e uma câmera da cena, que captura a cena. A função de calibração mapeia características do olho extraídas da câmera do olho para coordenadas na câmera da cena. Considerando que a performance dos RO-MSCs continuará a ser aperfeiçoada e que se tornarão mais baratos é fácil prever um cenário em um futuro próximo com pessoas usando rastreadores de olhar vestíveis. A informação do olhar poderia ser utilizada de diversas maneiras, por exemplo, para a interação com o olhar com um head-up display e para a sensibilidade ao contexto da rede de computação vestível pessoal como um indicador do nível de atenção e grau de interesse em cada objeto da cena. O propósito deste projeto de pesquisa é duplo, melhorar o desempenho da tecnologia atual de rastreadores de olhar móveis para que seja robusto em atividades cotidianas e investigar novas maneiras de se aplicar a informação do olhar quando ela se tornar ubíqua. Este projeto é parte da Bolsa de Doutorado Direto FAPESP projeto número 2013/06791-0. Ele será desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Boston sob a orientação da professora Margrit Betke. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KURAUCHI, ANDREW; FENG, WENXIN; MORIMOTO, CARLOS; BETKE, MARGRIT; ACM. HMAGIC: Head Movement And Gaze Input Cascaded Pointing. 8TH ACM INTERNATIONAL CONFERENCE ON PERVASIVE TECHNOLOGIES RELATED TO ASSISTIVE ENVIRONMENTS (PETRA 2015), v. N/A, p. 4-pg., . (14/12048-0, 11/00267-1)