Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de discinesia ciliar primária em pacientes adultos com bronquiectasia de causa desconhecida

Processo: 14/18049-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Thais Mauad
Beneficiário:Thais Mauad
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Mariangela Macchione ; Mary Anne Kowal Olm. ; Paulo Hilário Nascimento Saldiva ; Rafael Stelmach ; Rodrigo Abensur Athanazio ; Samia Zahi Rached
Assunto(s):Transtornos da motilidade ciliar  Síndrome de Kartagener  Cílios  Diagnóstico clínico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cílios | diagnóstico | patologia | Síndrome de Kartagener | Patologia Respiratória

Resumo

A discinesia ciliar primária é uma doença genética heterogênea, tipicamente autossômica recessiva, que se caracteriza por uma disfunção do cílio móvel, presente nas células ciladas do trato respiratório superior e inferior, e na cauda do espermatozoide (cílio modificado). A consequente alteração do clearance mucociliar pelo defeito ciliar causa um espectro de manifestações clínicas que incluem desconforto respiratório neonatal, infecções respiratórias de repetição, bronquiectasias, infertilidade masculina e defeitos de lateralidade visceral. Estima-se que a prevalência da discinesia ciliar primária ao redor do mundo seja em torno de 1: 15.000 a 1: 20.000 indivíduos, sendo que o baixo número de casos diagnosticados ao redor do mundo pode estar associado ao fato de que poucos centros possuem recursos adequados para a sua investigação. O presente estudo apresenta uma proposta diagnóstica de discinesia ciliar primária em uma população adulta com bronquiectasia de causa desconhecida. Inova ao introduzir o teste do óxido nítrico nasal como o teste de screening da doença. Padroniza o estudo da função ciliar, através do estudo de sua frequência de batimento, e da ultraestrutura ciliar, pela pesquisa dos defeitos ciliares na microscopia eletrônica de transmissão. As características da doença também serão estudadas após o seu diagnóstico, o que propiciará estudos de seguimento. A padronização da investigação diagnóstica da discinesia ciliar primária na Universidade de São Paulo representa uma inovação tecnológica e garante a acessibilidade ao diagnóstico da doença no país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOWAL OLM, MARY ANNE; LIMA MARSON, FERNANDO AUGUSTO; ATHANAZIO, RODRIGO ABENSUR; NAKAGAWA, NAOMI KONDO; MACCHIONE, MARIANGELA; LOGES, NIKI TOMAS; OMRAN, HEYMUT; RACHED, SAMIA ZAHI; BERTUZZO, CARMEN SILVIA; STELMACH, RAFAEL; et al. Severe pulmonary disease in an adult primary ciliary dyskinesia population in Brazil. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, . (14/18049-9, 15/12183-8, 15/12858-5)