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Contingências da produção acadêmica universitária: uma análise comportamentalista

Processo: 15/09081-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Kester Carrara
Beneficiário:Taisa Scarpin Guazi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Produção científica   Pesquisadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Contingências | Ensino Superior | produção científica | Análise de contingências

Resumo

Em um estudo anterior, orientado pela abordagem comportamentalista, Guazi e Laurenti (no prelo) investigaram algumas contingências que participam da produção acadêmica universitária. Os dados - coletados por meio de entrevistas realizadas com professores bolsistas de produtividade em pesquisa - indicaram, além da presença de contingências de reforçamento positivo na manutenção da atividade de pesquisar dos participantes, também a presença de reforçadores positivos naturais e declarações sobre sentimento de prazer na execução desse tipo de atividade. No entanto, os entrevistados são pesquisadores seniores, e estavam expostos, no início de suas carreiras, a contingências institucionais diferentes das contingências contemporâneas. Dados da Capes destacam o crescimento significativo observado no número de pesquisadores atuantes no país e o aumento expressivo na produção científica brasileira nas últimas décadas. É frente a esse contexto que vários estudos, ao discutir a docência universitária, denunciam o produtivismo acadêmico, a competitividade crescente no meio acadêmico, a jornada intensificada de trabalho dos docentes, e os inúmeros problemas biopsicológicos encontrados nessa população. Nesse sentido, os professores iniciantes, que ingressaram contemporaneamente na academia, parecem constituir uma geração de pesquisadores cujo perfil é diferente. Considerando esses aspectos, esta pesquisa objetiva identificar as diferenças e similaridades existentes entre as variáveis que controlam o comportamento de pesquisar de professores seniores e iniciantes, e testar os resultados da pesquisa de Guazi e Laurenti. Participarão da pesquisa, de natureza exploratória, seis professores bolsistas de produtividade do CNPq que atuam nas áreas de Psicologia, Genética e Física. Os dados, que serão coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, serão analisados pelo método de interpretação analítico-comportamental. Essa pesquisa visa contribuir para a compreensão das práticas científicas contemporâneas e dar visibilidade às contribuições da Análise do Comportamento para a compreensão da temática. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAÍSA SCARPIN GUAZI; KESTER CARRARA; CAROLINA LAURENTI. Diferenças no Comportamento Acadêmico de Pesquisadores Seniores e Iniciantes: Uma Análise Comportamentalista. Psicologia : ciência e profissão, v. 40, . (15/09081-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUAZI, Taisa Scarpin. Contingências da produção acadêmica universitária: uma análise comportamentalista. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.