Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomarcadores como indicadores da biomassa de fungo na atmosfera de São Paulo, Brasil

Processo: 15/13650-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 05 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 04 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Andrade
Beneficiário:Ana Paula Mendes Emygdio
Supervisor: Guenter Engling
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: National Tsing Hua University (NTHU), Taiwan  
Vinculado à bolsa:13/23274-9 - Identificação de bioaerossóis de origem fúngica na cidade de são paulo, BP.MS
Assunto(s):Biomarcadores   Material particulado   Fungos   Atmosfera
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarkers | Fungal Biomass | Organic aerosol | particulate matter | Bioaerossois

Resumo

Hoje em dia existem poucos estudos relacionados à caracterização dos componentes biológicos presentes no material particulado (PM). Os componentes biogênicos do PM pode ter uma relação direta com o surto de doenças respiratórias e também pode ser ligada a mudanças nos processos climáticos. Estudos indicam que os esporos de fungos são um dos principais compostos biológicos presentes na atmosfera. Locais como o Brasil, o crescimento de fungos é favorecida, tornando-se um grande problema para a saúde pública. Entre os vários métodos, que existem para quantificar a biomassa fúngica total presente na atmosfera, não há um método ideal para todas as situações. O objetivo deste trabalho é determinar a massa dos bioaerossóis de origem fúngica, na atmosfera de São Paulo, o que nunca foi feito antes. Pretende-se com esta análise determinar o quanto da massa PM10 é devido as estruturas de fungos, e comparar os resultados das duas metodologias: o total de bioaerossóis e biomarcadores. As amostras que serão analisadas para a determinação de biomarcadores e análise inorgânico serão coletadas com o amostrador Airmetrics MiniVol. As amostras serão coletadas diariamente. Os resultados ajudarão na caracterização de fungos presentes na atmosfera de São Paulo, e na determinação da biomassa fúngica presente no material particulado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES EMYGDIO, ANA PAULA; ANDRADE, MARIA DE FAIMA; TEIXEIRA GONCALVES, FABIO LUIZ; ENGLING, GUENTER; DE SOUZA ZANETTI, RAFAEL HENRIQUE; KUMAR, PRASHANT. Biomarkers as indicators of fungal biomass in the atmosphere of Sao Paulo, Brazil. Science of The Total Environment, v. 612, p. 809-821, . (15/13650-9, 08/58104-8, 13/23274-9)