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Segmentação de fala e aprendizagem de palavras entre tentativas em paralelo

Processo: 18/04226-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Rodrigo Dal Ben de Souza
Supervisor: Jessica Sari Fleming Hay
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Tennessee (UT), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/26389-7 - Extração de palavras e mapeamento com estímulos visuais ao longo de tentativas ambíguas sequenciais e simultâneas, BP.DR
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Desenvolvimento da linguagem   Formação das palavras   Ensino e aprendizagem   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem de palavras | Aprendizagem Estatística | Aquisição de linguagem | desenvolvimento | Desenvolvimento da Linguagem - Aprendizagem estatística da linguagem

Resumo

Pesquisas demonstram que crianças extraem palavras de discursos contínuos a partir das estatísticas presentes no discurso e também mapeiam palavras com referentes ao longo de tentativas ambíguas com base em estatísticas apresentadas nas tentativas. Não se sabe, porém, se esses processos ocorrem simultaneamente. Nesse projeto, será investigada a interação entre a extração de palavras e mapeamento ao longo de situações ambíguas ao longo de dois experimentos a serem conduzidos com adultos norte-americanos falantes do inglês. No primeiro experimento, será investigada se a extração de palavras influencia o mapeamento subsequente ao longo de tentativas ambíguas. Os participantes ouvirão um discurso contínuo artificial no qual a única dica para a extração das palavras é a probabilidade transicional (PT) entre sílabas. Após a familiarização, os participantes irão completar uma tarefa de mapeamento de palavras ao longo de tentativas ambíguas na qual, em uma dada tentativa, os rótulos (i.e., palavras, PT = 1, e parte-palavras, PT = 0.33) serão apresentados de maneira ambígua com dois objetos. Se a extração de palavras influenciar o mapeamento de palavras, nós esperamos encontrar um nível maior de aprendizado para as palavras em comparação com as parte-palavras. No segundo experimento, será investigado se adultos podem extrair (com base nas TPs) e mapear palavras ao longo de apresentações ambíguas simultaneamente. Os participantes verão dois objetos por vez enquanto ouvem uma língua artificial, criando, então, apresentações ambíguas entre palavras e objetos. Em seguida, a extração e o mapeamento das palavras serão testados. Se possível, os mesmos experimentos serão realizados com crianças (~12 meses de idade). Os estudos propostos permitirão avançar no entendimento atual sobre os processos envolvidos no desenvolvimento de linguagem e direcionarão futuros estudos sobre aprendizagem estatística da linguagem em falantes de diferentes línguas. (AU)

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAL BEN, RODRIGO; SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA; HAY, JESSICA F.. When statistics collide: The use of transitional and phonotactic probability cues to word boundaries. MEMORY & COGNITION, . (18/04226-7)
DAL BEN, RODRIGO; SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA; HAY, JESSICA F.. Combining statistics: the role of phonotactics on cross-situational word learning. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 35, n. 1, p. 8-pg., . (15/26389-7, 18/04226-7, 08/57705-8, 14/50909-8)
RODRIGO DAL BEN; DÉBORA DE HOLLANDA SOUZA; JESSICA F. HAY. Combining statistics: the role of phonotactics on cross-situational word learning. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 35, . (18/04226-7, 08/57705-8, 14/50909-8, 15/26389-7)
DAL BEN, RODRIGO; SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA; HAY, JESSICA F.. When statistics collide: The use of transitional and phonotactic probability cues to word boundaries. MEMORY & COGNITION, v. 49, n. 7, p. 1300-1310, . (18/04226-7)