Busca avançada
Ano de início
Entree

A escuta como ato de composição

Processo: 18/05388-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
Beneficiário:Gustavo Branco Germano
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/16714-9 - Escuta como composição em obras sonoras norte- e sul-americanas, BE.EP.MS
Assunto(s):Sonologia   Música experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:composição | escuta | música experimental | sonologia | Sonologia

Resumo

Este projeto propõe um recorte no campo da música experimental em torno do que chamaremos de música não-ficcional, apropriando-se de uma expressão empregada pela autora e compositora Jennie Gottschalk em seu livro Experimental Music Since 1970 (2016). Para a delimitação desse objeto de pesquisa, tomaremos como referência uma analogia com a oposição entre ficção e documentário no desenvolvimento da linguagem cinematográfica. Dentro desse recorte, pretendemos entender de que formas a escuta se consolida como uma ação essencialmente criativa, capaz de reorganizar e atribuir significados aos sons do cotidiano em diferentes contextos, colocando o ouvinte como agente central da criação musical. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERMANO, GUSTAVO BRANCO. `The McBrides are from here': Listening to Green Ways as creative cartophony. ORGANISED SOUND, v. 26, n. 2, SI, p. 291-300, . (19/16714-9, 18/05388-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GERMANO, Gustavo Branco. A escuta como ato de composição. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.